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A Importância do Sistema de Gestão Integrada nas Indústrias de Óleo, Gás e Energia

Sistema de Gestão

Já se vai um tempo em que as empresas vêm adotando algumas ferramentas de qualidade, como 5S, qualidade total, ISOs 9000 e 14000 para gerenciarem seus negócios e adquirirem melhoria de desempenho dentro do mercado que atuam.

Entretanto as exigências dos clientes atuais não se restringem apenas à questão relacionadas com o produto final, mas também com o processo de produção e as consequências dele para a sociedade.

Desta forma as empresas viram a necessidade de gerenciar outros fatores como por exemplo:

Sustentabilidade empresarial;

Questão sobre a prevenção a acidentes ambientais;

Relacionamento com as comunidades;

Questões relacionadas com a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores.

Da mesma forma que a gestão pela qualidade, esses fatores também têm que atender padrões já estabelecidos como normas ISO.

E outras normas que sugiram dentro dos países de forma geral, com o objetivo de garantir que as normas ambientais e de respeito à saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas.

Atualmente muitas empresas não estão utilizando somente o gerenciamento pela qualidade baseado na nas normas ISO 9000.

Mas baseiam-se também no gerenciamento ambiental baseado na norma ISO 14001, no gerenciamento da saúde ocupacional e segurança no trabalho baseado na especificação OHSAS 18001 e na ISO 26000 sobre responsabilidade social de forma integrada.

É assim que surge o SGI, Sistema de Gestão integrada ou QSMS/RS- , Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social.

O SGI visa unir o atendimento às normas de forma simultânea para os pontos comuns, como, por exemplo, no processo de aquisição deve ser verificado tanto as especificações técnicas, como as especificações ambientais e de saúde e segurança no trabalho.

E incluir os valores não contemplados em alguma norma de forma que sejam vistos como um só processo de garantia de qualidade.

Ressalto que o conceito de qualidade desta forma se amplia, pois, o cliente não leva somente em conta as características do produto ou serviço, mesmo que esse já contemple um valor agregado.

Ele também busca uma maior coerência ambiental e uma garantia que não está comprado de empresas que não respeitam os seus funcionários e o meio ambiente.

Embora pareça utopia, ou até demagogia, pois algumas empresas utilizam essas ferramentas apenas para se destacarem no mercado (greenwash), sem a real conscientização do assunto, é notório de que é uma realidade que está se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade.

E mesmo não conseguindo fazer que o atendimento a esses requisitos seja algo decorrente de uma conscientização real dos nossos gerentes, só o atendimento aos requisitos legais já é um grande passo, principalmente para o Brasil.

 

Texto: Roberto Roche
contato@sustentahabilidade.com.br

 

Imagem: Avance

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Escrito por Roberto Roche

Desenvolvedor de estratégias, nas áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social com pós-doutorado na Aberdeen University (RU), MBA em Harvard (EUA), PhD em UCLA(EUA), MSc/ (EUA) e BSc /UFRJ.

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