Já se vai um tempo em que as empresas vêm adotando algumas ferramentas de qualidade, como 5S, qualidade total, ISOs 9000 e 14000 para gerenciarem seus negócios e adquirirem melhoria de desempenho dentro do mercado que atuam.
Entretanto as exigências dos clientes atuais não se restringem apenas à questão relacionadas com o produto final, mas também com o processo de produção e as consequências dele para a sociedade.
Desta forma as empresas viram a necessidade de gerenciar outros fatores como por exemplo:
Sustentabilidade empresarial;
Questão sobre a prevenção a acidentes ambientais;
Relacionamento com as comunidades;
Questões relacionadas com a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores.
Da mesma forma que a gestão pela qualidade, esses fatores também têm que atender padrões já estabelecidos como normas ISO.
E outras normas que sugiram dentro dos países de forma geral, com o objetivo de garantir que as normas ambientais e de respeito à saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas.
Atualmente muitas empresas não estão utilizando somente o gerenciamento pela qualidade baseado na nas normas ISO 9000.
Mas baseiam-se também no gerenciamento ambiental baseado na norma ISO 14001, no gerenciamento da saúde ocupacional e segurança no trabalho baseado na especificação OHSAS 18001 e na ISO 26000 sobre responsabilidade social de forma integrada.
É assim que surge o SGI, Sistema de Gestão integrada ou QSMS/RS- , Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social.
O SGI visa unir o atendimento às normas de forma simultânea para os pontos comuns, como, por exemplo, no processo de aquisição deve ser verificado tanto as especificações técnicas, como as especificações ambientais e de saúde e segurança no trabalho.
E incluir os valores não contemplados em alguma norma de forma que sejam vistos como um só processo de garantia de qualidade.
Ressalto que o conceito de qualidade desta forma se amplia, pois, o cliente não leva somente em conta as características do produto ou serviço, mesmo que esse já contemple um valor agregado.
Ele também busca uma maior coerência ambiental e uma garantia que não está comprado de empresas que não respeitam os seus funcionários e o meio ambiente.
Embora pareça utopia, ou até demagogia, pois algumas empresas utilizam essas ferramentas apenas para se destacarem no mercado (greenwash), sem a real conscientização do assunto, é notório de que é uma realidade que está se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade.
E mesmo não conseguindo fazer que o atendimento a esses requisitos seja algo decorrente de uma conscientização real dos nossos gerentes, só o atendimento aos requisitos legais já é um grande passo, principalmente para o Brasil.
Texto: Roberto Roche
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Imagem: Avance