in ,

P&D no Mundo .

Lições para o Brasil P&D

Segundo a ONG Battelle, o Brasil ocupou em 2016, o 10⁰ (décimo) lugar em investimentos absolutos em P&D  Pesquisa e Desenvolvimento no mundo.

Contudo, considerando a força motora do Brasil, em razão da dimensão continental e contingente populacional de mais de 200 milhões de habitantes, este número comparativamente ao resto do planeta, não apresenta grande representatividade no mundo globalizado atual.

Segundo os dados de 2013, ocupávamos o 36⁰ lugar em valores relativos ao PIB.

Vale destacar que os EUA, em razão do seu PIB galático (US$ 18,5 trilhões), investe US$ 465 bilhões de dólares por ano, mas proporcionalmente, não se encaixa entre os 5 maiores do mundo.

Esta primazia cabe a Israel, com incríveis 4,2% do PIB , seguido pela Coréia do Sul.

Contudo os asiáticos, mesmo sendo um país de proporção minúscula, ocupa o 5⁰ (quinto) lugar em valores absolutos, apresentando um ótimo “balanço” entre uma aferição e outra.

Veja a seguir outros valores e percentuais

Pesquisa e Desenvolvimento

A BATTELLE

A Battelle é uma Organização, que é referência em desafios tecnológicos.

Realizam pesquisas e desenvolvem, gerenciam laboratórios, projetam e fabricam produtos e oferecem serviços aos seus clientes  – seja uma corporação multinacional, uma pequena organização de start-up ou uma agência governamental.

 

Sendo assim, são reconhecidos  e  valorizados pela independência e capacidade de inovar.

 

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Bistro Esmeralda

Dia dos Pais é no Bistro Esmeralda

Sistema de Gestão

A Importância do Sistema de Gestão Integrada nas Indústrias de Óleo, Gás e Energia