Há vinte anos, aproximadamente, o mercado de ração para animais de companhia cresceu muito devido a sua praticidade e o maior tempo e cuidado imposto para os animais.
Sem dúvida a ração é uma forma de promover uma alimentação balanceada para os cães e gatos, mas para que a mesma mantenha sua qualidade e sabor é necessário ter alguns cuidados.
A ração sempre deve ser adquirida em um pacote fechado, nunca a granel, pois a longa exposição propicia o desenvolvimento de alguns microrganismos que podem ser deletreeis e levam a rancificação do produto.
Fique atenta ao odor e aspecto da ração, a mesma deve ser seca e de coloração homogênea. Em caso de dúvida leve o pacote de volta ao estabelecimento e solicite a troca ou entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa produtora da ração.
Sempre antes de comprar é indicado avaliar a data de vencimento e se a embalagem não foi violada. Cada ração tem a quantidade exata a ser fornecida para os animais de acordo com o peso e a idade. O ideal é pesar seu animal e pesar a ração em uma balança de precisão, a maioria dos petshops realizam esse serviço. Essa atitude evita ganho de peso e desperdício de dinheiro.
Em casos de rações acima de sete quilos indica se colocar uma quantidade suficiente para uma semana um recipiente de fácil manipulação que não seja transparente . O restante do pacote deve ser lacrado e estocado em algum local arejado, alto, longe do sol e longe de umidade.
Não coloque restos de ração antiga no novo pacote para não misturar a comida ressecada com a fresca.
Cada vez que decidir mudar a marca ou o tipo de ração é indicado fazer a troca gradativa misturando as duas por uma semana antes de substituir de vez, esse cuidado previne quadros de diarréia ou constipação.
http://sustentahabilidade.com.br/hidratacao-como-saber-se-o-seu-pet-esta-desidratado/
http://sustentahabilidade.com.br/convivencia-entre-pets-e-criancas/
Texto: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com.br
Imagem – Do Dog