in ,

Impressão 3D permite que as pessoas cegas “vejam” as pinturas

Com a ajuda de um software de computador e a tecnologia da impressão 3D, uma empresa chamada 3DPhotoworks está criando uma nova forma de expandir a sensação do mundo da pintura e da fotografia para as pessoas cegas.

Seu processo envolve a digitalização de pinturas 2D e a conversão em dados digitais. Usando o software de computador, os especialistas em conversão digital incluem “manualmente” as informações que podem explicar a sensação de profundidade nas imagens. Esta informação é então dado a uma impressora 3D, que cria uma impressão 3D da pintura, completa com contornos e textura. Este processo de impressão permite uma profundidade da pintura de até 4,5 centímetros.

Até agora, a técnica tem sido utilizada para produzir versões tridimensionais de algumas das obras mais famosas do mundo, como o do pintor Da Vinci, com seu quadro “Mona Lisa” e o quadro de Van Gogh, denominado “Dr. Gachet . No entanto, este é apenas o começo, pois a empresa quer também inovar na área da fotografia.

o tecnico 3d

                Um técnico trabalhando no quadro de Mona Lisa. 3DPhotoWorks

 

John Olson criou a empresa há oito anos. Segundo suas declarações, Olson teve sua inspiração em iniciar o projeto ao fotografar coisas e ele sentir as imagens muitos imortantes, pelo seu resultado. Com isso, John começou a se perguntar se a vida dele se modificava com as fotografias, como seria a vida para os cegos sem imagens.

Com esse pensamento, Olson parou um final de semana e começou a pensar num processo que permitisse as pessoas cegas sentirem as suavidades das pinturas.

A empresa iniciou uma campanha em um site de Crowfunding Kickstarter no ano passado para obter recursos para iniciar seu projeto. Embora ele não tenha conseguido atingir o seu objetivo de $ 500.000 dólares, o projeto está funcionando e já está presente em exposições na América do Norte.

Em fevereiro de 2016, eles estão se programando para uma exposição no Museu Canadense dos Direitos Humanos. Esta exposição espera criar esculturas em 3D de fotografias tiradas por 13 diferentes fotógrafos cegos, todos com diferentes graus de perda da visão.

Foto de Capa: O fundador da 3DPhotowork, John Olson, junto com dois de seus pinturas impresso-3D. 3DPhotoworks

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

A História da Cultura Empresarial

Saneamento … Brasil atrás da Bolívia e Venezuela