in ,

A revolução das impressoras 3D: Impressão de pontes de aço

A tecnologia da impressão 3D está revolucionando as diversas áreas conhecimento: a medicina com a impressão de partes que substituem parte do corpo, a biologia reconstruindo membros nos quais os animais perdem após se machucarem e agora, a sua proeza mais recente vem da impressão de uma ponte de aço.

A MX3D, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento, irá usar robôs projetados com a impressão 3D, a fim de imprimir uma ponte pedonal através de um dos canais de Amsterdam. Os braços versáteis com seis eixos robóticos poderão “desenhar” estruturas de aço em 3D, cada robô imprimindo de um lado do canal, até as duas partes se ligarem, atingindo a outra extremidade. O robô também irá imprimir o seu próprio apoio, o que lhe permitirá trabalhar de forma autônoma. A localização da ponte será anunciada em breve e a construção está programada para começar em 2017.

“Esta ponte vai mostrar como a impressão 3D poderá fazer grandes serviços em grande escala, com objetos funcionais e com materiais sustentáveis, permitindo uma liberdade sem precedente de forma”, relatou o designer Joris Laarman no site da empresa. “O simbolismo da ponte é uma bela metáfora para conectar-se a tecnologia do futuro, com a cidade antiga, uma forma de conectar a beleza das duas visões”.

Imp_3D_2

Animação 3D dos braços robóticos realizando impressão de uma ponte. Fonte: MX3D

 

A equipe tem conseguido superar a forma e o tamanho das restrições resultantes das impressoras 3D convencionais. Os engenheiros da MX3D passaram alguns anos aperfeiçoando a impressora robótica. Segundo a história relatada do site do projeto, algumas coisas deram errado ao longo do caminho, desde uma máquina de solda explodindo, até um robô sendo destruído ao longo da sua fabricação.

“O que distingue a nossa tecnologia dos métodos tradicionais de impressão 3D, é que trabalhamos de acordo com a ‘impressão fora do princípio tradicional das impressoras “, disse Tim Geurtjens, diretor de tecnologia da MX3D. “Ao imprimir utilizando robôs industriais com seis eixos, eles não ficam limitados à impressão de uma “caixa quadrada” em que tudo acontece. A impressão de uma ponte em tamanho natural funcional é, naturalmente, a maneira ideal para mostrar as infinitas possibilidades desta técnica.”

MX3D vai trabalhar com a empresa de construção Heijmans e a empresa de software Autodesk.

Referências: MX3D, IFLScience, The Guardian

Autor: Cristian Reis Westphal

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Gestão Hospitalar

A moderna gestão hospitalar e a questão ambiental.

Demitir Clientes

Momento(s) de “demitir” um cliente !