Grupo de Mães de filhos em tratamento do câncer, criaram na cidade do Rio de Janeiro, uma organização que troca de experiências e aprendizados, visando minimizar a incidência da doença em outras famílias. Por meio de um bom Papo de Mães, elas divulgam informações preventivas que podem sinalizar sintomas ou fatores de risco numa criança. Num gesto de amor universal, essas Mães minimizam suas próprias dores divulgando também informações sobre doação de sangue e doação de medula de óssea. Assim como em países desenvolvidos, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil por ano em 2016 e em 2017. A seguir, algumas dicas de Raquel Vaz, uma das lideres do Papo de Mães.
Mais informações escreva para papodemaes@outlook.com ou consulte
www.papodemaes.org
Telefone: (21) 98460-2662
Sintomas Precoce
- Perda significativa de peso;
- Febre prolongada;
- Pneumonia sem cura;
- Reflexo branco na pupila;
- Aumento do volume abdominal;
- Anemia (palidez) inexplicada, com ou sem dores ósseas;
- Otite crônica, acompanhada de dermatite seborreica;
- Manchas roxas pelo corpo, em locais que não sejam de trauma;
- Dor de cabeça, que não melhora após o uso de analgésicos, acompanhado de vômitos;
- Caroços (ínguas) que continuam crescendo após a melhora do quadro inflamatório.
Caso seu filho apresente um dos sintomas descritos acima, leve o ao pediatra para uma consulta.
Não necessariamente o sintoma significa que seu filho tenha câncer, mas, como já foi dito, é importante que um médico avalie a criança para o diagnóstico correto sobre o que ela tem.
Como se Tornar um Doador de Medula Óssea.
1 º Passo – Se cadastrar no registro nacional de doadores no Hemocentro do seu estado, coletando 10ml de sangue para testes e preenchendo um formulário.
2º Passo – Quando for encontrado um receptor para a medula óssea, o doador é chamado para fazer testes mais refinados de compatibilidade.
3º Passo – O doador estando em excelentes condições de saúde, terá a sua medula óssea retirada, sendo enviada para o hospital onde o receptor está internado.
Autora: Bel Gimenez
contato@sustentahabilidade.com.br