in ,

Outubro Rosa Pet

Todos nós conhecemos ou pelo menos já ouvimos falar do famoso outubro rosa, uma campanha que tem como grande objetivo a conscientização e prevenção do câncer de mama em mulheres. Aproveitando esta iniciativa incrível nós, médicos veterinários, aderimos ao movimento e lançamos a campanha outubro rosa pet.

Assim como na original a versão pet visa fornecer informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama em cadelas e gatas.

Muitas pessoas não sabem, mas do mesmo modo que o câncer acomete o ser humano, esta doença também invade as células dos nossos pets. Desta forma as neoplasias mamárias, especialmente em cadelas, são tão semelhantes as situações enfrentadas pelo ser humano, existindo vários estudos relevantes onde utiliza-se as fêmeas como modelo.

Assim como no ser humano, a maior incidência do câncer mamário, é constatada do gênero feminino.

Como podemos evitar?

Sabe-se que esse tipo de tumor tem grande envolvimento hormonal, assim sendo, a castração precoce (antes do primeiro cio ou logo após o primeiro cio) é uma das medidas mais eficazes para prevenção.

Principalmente nas raças predispostas como fêmeas poodle e gatas siamesas. Outra maneira de prevenir é não utilizar anticoncepcionais em fêmeas de maneira alguma! Essas drogas causam diversos danos o organismo dos nossos pets, como infecções de útero, aplasia de medula óssea e aumento da prevalência do tumor de mama.

Como descobrir se minha fêmea tem câncer? E como tratar?

Assim como nas mulheres o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento. Se você tem uma cadelinha\gatinha idosa ( mais de 8 anos ) saiba que elas precisam visitar o veterinário pelo menos duas vezes ao ano. Essa vista tem várias finalidades, entre elas o exame físico de palpação das mamas. Se for encontrado algum nódulo é preciso realizar exames para saber o diagnóstico preciso, entre eles esta a famosa e conhecida biópsia. Só através dela é possível saber se a neoplasia é benigna ou maligna e assim direcionar o melhor tratamento.

Neoplasias benignas requerem apenas cirurgia, já as malignas são mais complexas e necessitam de cirurgia de cadeia mamária, castração e eventualmente quimioterapia.

A luta contra o câncer não é fácil para nenhuma espécie, e fica ainda pior quando nossos pacientes não expressam em palavras as alterações e dores que sentem.

Nós somos a voz do nosso pet! Por isso vamos retribuir o amor incondicional que recebemos deles com esse cuidado extra! Quem ama previne!

Autora: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Fernanda Lanzelotti

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos.
Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Nice - Amor e Caridade

Nice, um exemplo de amor e cidadania de uma mulher Nota 10

Peça teatral aborda o Câncer de Mama em São Caetano(SP)