Há algum tempo, uma equipe de pesquisadores tiveram uma ideia mirabolante: colocar um experimento científico na órbita da Lua. Isso mesmo, na Lua. Para isso, eles montaram a missão Garatéa.
Em 2016, a equipe dos pesquisadores foi aceita numa carona europeia que irá depositar pequenos satélites na órbita lunar em 2020. E agora estamos mais perto do que nunca de alcançar nosso maior voo – uma missão lunar brasileira.
A batalha, contudo, ainda não está vencida. Existe uma equipe científica de primeira linha, grande experiência agregada em missões espaciais desafiadoras e parcerias com algumas das maiores agências espaciais do mundo. Falta agora só o seu apoio – seja você um entusiasta ou um empreendedor, há vários modos de ajudar e de se associar a Missão Garatéa.
A missão Garatéa pretende levar experimentos biológicos que irão investigar a possibilidade de microrganismos sobreviverem a uma viagem espacial longa. Claro, também queremos tirar fotos lindas da superfície lunar – e queremos compartilhar esse sucesso com você.
A missão não somente é a primeira missão aprovada de espaço profundo brasileira, mas também um projeto estruturado de modo a ter um importante componente de financiamento do setor privado. Conseguir se associar a uma viagem à Lua, mais que um sonho, é uma excelente oportunidade para quem quer mostrar que o Brasil é capaz de realizar grandes feitos.
Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br