Catástrofes naturais são eventos marcantes em nossas memórias. Você pode se lembrar de eventos catastróficos como, por exemplo, o tsunami do Oceano Índico do ano de 2004 e do terremoto de 2011 no Japão. O número de mortos por conta dentes eventos permanece como alguns dos desastres naturais mais devastadores nos últimos tempos.
Os tsunamis criaram ondas que atingiram 30 metros e 40 metros, respectivamente. Porém os tsunamis podem, e tem sido ultimamente, muito maiores.
Os tsunamis são causados por grandes volumes de água sendo repentinamente deslocados, geralmente ocasionado por um terremoto, atividade tectônica, erupções vulcânicas, ou outras explosões subaquáticas. Foi o caso dos dois recentes tsunamis na Ásia.
No entanto, há o que é conhecido como um megatsunami. Estes são capazes de serem notavelmente maiores e são geralmente causados pelo deslocamento da água causada pelo impacto de um material, tal como um asteróide ou deslizamento de terra, em um corpo de água.
O exemplo mais notável disso foi o megatsunami de 1958 que ocorreu em Lituya Bay, no Alasca. Um deslizamento de terra causado por um terremoto caiu na baía, causando uma onda de aproximadamente 525 metros de altura. Isso é consideravelmente mais alto que o Empire State Building.
Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br