in ,

O Significado das Frases …. e das Empresas !

O site Estadão , destacou a seguinte frase : “Pela primeira vez em três anos, o gasto da Samsung com marketing supera inovação “ . O título da matéria diz tudo, em uma única frase, sobre o caráter de uma empresa. É uma fotografia absolutamente nítida sobre a missão que a norteia : desenvolver tecnologia com qualidade, pois a empresa vem direcionando, habitualmente, recursos para inovação, em detrimento do marketing (sacrificando vendas). Esta “decisão” da Empresa é uma escolha voluntária que deixa absolutamente claro seus princípios, proporcionando aos leitores, clientes e stakeholders enxergar e perceber alguns destes princípios inseridos no seu DNA e praticados no seu dia a dia, que certamente são :
1.) “A Empresa não se arriscará a vender aquilo que não tenha sido devidamente testado.” Apesar de ser um tanto quanto obvio, é claro que somente podemos nos arriscar a vender aquilo que fazemos bem. Contudo vale destacar que este princípio, apesar de óbvio, nem sempre é muito considerado por todas as empresas.
2) “ A Empresa procura jogar limpo com seus Clientes”. Esta conclusão se desprende do princípio anterior, pois se a empresa testa adequadamente o que produz, o cliente não levará “gato por lebre” .
3.) “ A Empresa trabalha de forma Planejada”. Não há desvios de rota, pois quem testa adequadamente o que faz, trabalha de forma organizada, testando e avaliando todo o processo ANTES de vender. Dessa forma, evita-se ter que “trocar o pneu com o carro em movimento” .
4.) “ A Empresa é comprometida com a Qualidade”. Se há cuidados com o processo de desenvolvimento de produtos, naturalmente que estão comprometidos com a Qualidade.
5) “ A Empresa é comprometida com a Inovação”. Conclui-se que além da qualidade intrínseca, o produto deve apresentar-se com um ou mais atributos diferenciais, que o qualifica como inovador, ou seja, não se pretende produzir ou fazer o que todo mundo já faz, ou ser somente mais um no mercado. A empresa busca ser diferente das demais.
6.) “ A Empresa respeita seus parceiros comerciais e exige reciprocidade”. Quem pratica inovação,
o faz por inteiro, pois não é possível ser ½ inovador, como não há ½ gravidez. Dessa forma não há assuntos mal combinados, nem relaxamento nos acordos comerciais, assim prazos e acordos devem ser rigorosamente respeitados.
7.) “ A Empresa valoriza seus funcionários e os enxerga como um Capital Social “ . Como também não há ½ olhar inovador, a empresa costuma olhar TUDO a sua volta de forma diferente. Isto engloba também seus funcionários, gerando uma natural política de flexibilidade, meritocracia e comprometimento das equipes.
Assim sendo, uma única frase ( “… gastos com marketing supera inovação “ ) , mostrou o DNA da Empresa, onde se desprende todas estas conclusões.
Como vemos, frases, podem contar a história de uma empresa. Nada mais adequado, portanto, utilizar as de Peter Drucker para ratificar estes conceitos : “Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: CRIAR UM CLIENTE

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Entrevista, Dr. José Alexandre Marzagão Barbuto

A Importância da Denúncia de Crimes Ambientais