Não precisamos entrar no mérito de como o inglês é necessário – seja no ambiente de trabalho, acadêmico ou na vida em geral. O que acontece mais frequente do que gostamos de admitir é que o estudo do inglês passa por percalços desnecessários, sendo muitas vezes um estudo sofrido.
O uso dos jogos online tem contribuído muito para o aprendizado do inglês. Em alguns jogos, é possível conversar com estrangeiros ao longo das partidas a fim de formar estratégias – o que acaba gerando algumas amizades.
Para aqueles que não gostam muito de jogos ou pretendem intensificar o estudo de uma forma mais “disciplinada”, trazemos nesse artigo algumas ferramentas online (e gratuitas) que podem ser muito úteis.
Duolingo
Talvez o site da corujinha seja o mais famoso no ensino online de idiomas. Nesse site, o objetivo é completar a sua árvore, que contém em torno de 2.000 palavras divididas em assuntos. Alguns grupos presentes no site são: básico, objetos, esportes, governo, negócios e verbos. O site também funciona como se fosse um joguinho, onde você vai ganhando moedas e lingots (outro tipo de moeda que você troca por funcionalidades no site) conforme vai avançando nas lições.
Lirics training
Nesse site, o objetivo é aprender inglês através das músicas que você gosta. Havendo a possibilidade, recomendamos que você mescle o uso dos dois sites: Duolingo e Lirics training. Isto porque, aprender inglês através de músicas deixa o estudo mais divertido e leve, além de colocar você em contato com estruturas de frases diferentes, criadas por nativos, enriquecendo e melhorando suas habilidades. Pode parecer clichê, mas para falar, primeiro se precisa aprender a ouvir. Usar músicas para isso é uma excelente alternativa.
Alternativa – My English Online
Esta opção é exclusiva para aqueles que fizerem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtiveram um aproveitamento superior a 600 pontos. O site My English Online, ou MEO, é composto por 5 módulos, bem estruturados na nossa opinião, e que possibilitam um estudo hard em inglês. O foco aqui é preparar-se para exames de proficiência em línguas, tais como TOEFL. Então, se você escolher esta opção, recomendamos um reforço no aspecto da conversação.
Bons estudos!
Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.brId