A Pegada Ecológica é um indicador para medir o impacto do consumo humano sobre os recursos naturais. Este indicador estima as áreas (extensões de território) de terras e águas produtivas do planeta que são necessárias para sustentar os hábitos de vida de um indivíduo. Portanto, para seu cálculo é utilizada como unidade de medida o Hectare Global (gha) por ano.
Quanto maior é a quantidade de recursos naturais utilizados e consumidos maior é o valor da pegada ecológica, ou seja, quanto maior a pegada ecológica de uma atividade mais danos ela causa ao meio ambiente. Portanto, quanto mais exploramos o meio ambiente maiores são as marcas (daí vem o termo “pegada” utilizado para este indicador) que deixamos na Terra.
Para o cálculo da pegada ecológica são considerados os seguintes fatores:
Bioprodutividade da terra: representa as áreas de cultivo para a produção de alimentos para consumo humano e produção de alimentos para ração de animais de consumo humano, bem como as áreas de pastagem para a criação destes animais. E ainda, áreas de florestas e matas para fornecimento de matéria-prima vegetal para produção de produtos.
Bioprodutividade marítima: representa a área de produtividade primária (quantidade de biomassa/matéria orgânica produzida por organismos produtores, como algas e plantas) necessária para sustentar os estoques pesqueiros nos ambientes aquáticos.
Fontes de energia: representa as áreas florestais necessárias para sequestrar gases de efeito estufa emitidos, principalmente, a partir da queima de combustíveis fósseis utilizados como fonte de energia.
Área urbanizada: representa a área de infraestrutura urbana com habitação, transporte e indústrias.
Biodiversidade: representa a área para a conservação da biodiversidade, ou seja, das formas de vida encontradas em nosso planeta; e para a biocapacidade, ou seja, capacidade do planeta de regenerar os recursos naturais renováveis que consumimos.
É importante observar que não entram no cálculo da pegada ecológica os resíduos sólidos gerados e a água consumida. Para a água há um cálculo específico: a pegada hídrica.
O valor da pegada ecológica no Brasil é de 2,9 gha por habitante a cada ano, indicando que o consumo médio de recursos naturais dos brasileiros é próximo ao da média mundial que é 2,7 gha. No estado de São Paulo, a pegada ecológica média ultrapassa a do país chegando a 3,5 gha por habitante.
Isso significa que, considerando a média mundial, precisamos de 1,5 planetas para sustentar nosso estilo de vida, portanto, estamos consumindo 50% mais recursos do que a capacidade anual do planeta.
Qual é a sua pegada ecológica? Seu estilo de vida é sustentável?
Você pode calcular sua pegada ecológica e refletir sobre seus hábitos através dos testes desenvolvidos pelo INPE (www.suapegadaecologica.com.br/) e pela organização Global Footprint Network (http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/). Neste último selecione o Brasil no mapa e posteriormente “Português”.
Após descobrir sua pegada ecológica, aqui vão algumas atitudes mais sustentáveis que ajudam a reduzi-la:
– Reduzir o consumo de carne e incluir vegetais mais frescos em sua dieta alimentar.
– Se tornar um consumidor consciente, reduzindo o consumo excessivo de produtos e se preocupando com a origem e com o descarte correto dos mesmos.
– Optar por transportes de menor impacto: ande a pé, de bicicleta e de transporte público quando possível. Se utilizar o automóvel, ofereça carona a amigos e opte pelo etanol, combustível renovável de menor impacto ambiental.
– Reduzir o consumo de energia elétrica em seu cotidiano. Apesar de grande parte da energia elétrica no Brasil ser produzida a partir de usinas hidrelétricas, consideradas fontes renováveis de energia limpa, é necessária a construção de barragens que inundam florestas, causam impacto na biodiversidade local e ocupam áreas produtivas.
Repense seus hábitos, promova suas atitudes individuais e mobilize pessoas. Exerça sua cidadania e faça escolhas melhores para você, para sua família e para o meio ambiente!
Referências
INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. 2012. Cartilha: Pegada Ecológica: qual é a sua?
WWF-Brasil. Cartilha: Pegada Ecológica, nosso estilo de vida deixa marcas no planeta.
Imagens:
WWF-Brasil.Cartilha: Pegada Ecológica, nosso estilo de vida deixa marcas no planeta.
INFAP – Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais. 2016. O que é pegada ecológica ou ambiental? <http://www.infap.org.br/pegadaecologica.php>
Autora: Laís Nunes
contato@sustentahabilidade.com.br