in ,

A escassez de recursos no passado levou à violência

Durante um período de 1.200 anos, a violência no qual tem uma concentração maior no centro da Califórnia, foi maior em regiões onde os recursos eram escassos, relata um novo estudo. A pesquisa não encontra relação entre os níveis de violência e a complexidade da estrutura social de uma região.
Os antropólogos têm gastado muito esforço debatendo se os nossos antepassados pré-agrícolas eram mais ou menos violentos do que as sociedades modernas, e sob quais as causas dessas guerras que ocorreram. A resposta poderia prender implicações importantes sobre a forma como podemos reduzir a violência hoje, mas muitas vezes parece que a discussão se baseia mais sobre os preconceitos daqueles que participam.

Uma equipe liderada pelo Dr. Mark Allen da California State Polytechnic University, localizado em Pomona, abordou esta questão usando milhares de corpos desenterrados no centro da Califórnia, principalmente em torno da área da baía, que data de 1530 a 230 anos atrás. Estes corpos foram comparados com o que sabemos sobre as condições ambientais e as estruturas sociais quando cada indivíduo morreu.

No geral, 12,4% dos corpos mostram sinais que sofreram alguma lesão por violência. A proporção de indivíduos cujos ossos preservados mostram sinais de violência subiu às vezes, e em alguns lugares, onde a produtividade ambiental foi baixa.
A Academia Nacional de Ciências e seus co-autores apresentaram duas possíveis explicações para isso. A mais óbvia é que quando o alimento ou outros recursos são difíceis de encontrar, as pessoas são mais propensos a lutar pelo pouco que está disponível; o risco de morrer em batalhas pode ser melhor do que morrer de fome.

Uma explicação alternativa usa o fato de que as áreas de baixa produtividade foram provavelmente habitadas por um pequeno número de pessoas que vão ao longo de grandes territórios. Embora eles possam ter tido tanta comida quanto suas contrapartes em áreas mais férteis, os habitantes teriam visto menos de seus vizinhos, e, portanto, não conseguiram criar os laços que possam impedir a violência.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Atitudes Sustentáveis…você sabe o que significa sustentabilidade?

Pegada Ecológica: Qual é a sua?