in ,

Rios voadores: há muita água sobre nossas cabeças

Você sabe o que são rios voadores? Já imaginou que rios pudessem voar? Você nunca mais olhará para o céu da mesma maneira. É impressionante, pois este é um fenômeno que quase ninguém vê, mas é muito importante para o clima do Brasil.

Os rios voadores representam um fluxo concentrado de vapor, sem borda, propelido pelo vento e que tem o mesmo papel de um rio que conhecemos. Os rios voadores transportam grandes quantidades de água em forma de vapor que servem de matéria prima para nuvens e que segue para o ciclo hidrológico, além de levarem umidade para várias regiões do país. A água proveniente da transpiração das plantas é condensada nas nuvens, produzindo chuvas.

Veja como o ciclo hidrológico ocorre:

riovoador_1

Sabe qual é o protagonista dessa história? As árvores!

E como elas formam esses rios voadores? Transpirando!

Sim, assim como nós, as árvores também transpiram. Em um dia de sol, uma única árvore de grande porte consegue bombear do solo para a atmosfera de 300 a 1000 litros (ou mais) de água por dia. Já tomando como referência a somatória de todas as árvores da Amazônia, essa conta sobe para 20 bilhões de toneladas de água por dia. É muita água! Chega a ser um rio de vapor maior que o rio Amazonas, este responsável por despejar diariamente 17 bilhões de água doce no Oceano Atlântico. Com isso, a Amazônia funciona como uma bomba de água de proporções gigantescas.

Entretanto, o desmatamento desencadeia uma série de problemas, pois provoca a redução da umidade e aumenta o aquecimento. Mais além, as mudanças climáticas podem afetar também a disponibilidade de água para consumo humano.

Tudo isso exige uma fiscalização mais rígida do desmatamento ilegal e que façamos nossa parte como cidadãos atuando de forma mais consciente e sustentável no nosso dia-a-dia. É dever de todos nós contribuirmos para a manutenção desses tão importantes rios voadores.

 

Referência:

Moss, M. & Moss G. (2011). Caderno do professor: Os rios voadores, a Amazônia e o clima brasileiro. Editora Horizonte. São Paulo – SP.

Figuras:

http://4.bp.blogspot.com/-ZD7dj1Xk2co/VFttSkg0RDI/AAAAAAAARmk/B0x090X_1YY/s1600/Rios-voadores-na-ZF2.jpg

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua5.php

 

Autora: Karen P Castillioni

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Podcast - Tema 10 Pessoas Nim e os modelos de gestão

Pessoas “NIM” e os modelos de gestão

Criminalizando indígenas diante da ciência

Criminalizando Indígenas diante da ciência.