in ,

O “sexto sentido” das enguias

Enguias

Já imaginou que enguias tivessem um “sexto sentido”? Acredite, elas tem! No meio do oceano, usar o “sexto sentido”pode fazer a diferença, certo?

Um artigo publicado na Science mostrou como enguias encontram correntes oceânicas que as levam para os rios da Europa. A explicação está no fato de que as enguias juvenis européias podem usar o campo magnético da Terra para ajudá-las a atravessar o Oceano Atlântico e alcançar os rios de água doce da Europa.

As enguias européias (Anguilla anguilla) acasalam e põem ovos nas águas salgadas do Mar dos Sargaços, uma região rica em algas no Oceano Atlântico Norte. Mas os peixes passam a maior parte de sua vida adulta vivendo em rios de água doce e estuários na Europa e Norte da África.Por isso, os juvenis tem o objetivo de alcançar os rios de água doce.

Agora, os pesquisadores estão analisando se as enguias adultas usam um mapa magnético similar para voltar ao Mar dos Sargaços. Os adultos seguem uma rota de retorno sinuosa que pode levar mais de um ano para ser concluída, sugere pesquisa prévia. Mas se há alguma força subjacente que os guia ainda precisa ser pesquisada.

Assim como as enguias, outros animais marinhos, como tartarugas marinhas e salmão, sintonizam-se com mudanças sutis no campo magnético da Terra para ajudá-los a migrar longas distâncias. Bela forma de se usar um “sexto sentido”, não é mesmo?

Referência:

Young eels use magnetic ‘sixth sense’ to navigate

Texto: Karen P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros textos da autora:

Como fazer um jardim de inverno?

 

Aves e Aviões: o risco de colisão

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

torre solar térmica de Ashalim

A torre solar térmica de Ashalim em Israel

Água

Água valerá mais que petróleo !