in ,

Signify e o Dia da Energia: Brasil quadruplicará fontes solares até 2029.

Signify Dia da Energia

Celebrado no dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia, reforça a importância de implementar soluções sustentáveis para obter esse recurso. Segundo um dos últimos relatórios anuais do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), estima-se que apenas 2% da energia provém de energia renovável. Aproximadamente 80% é produzido a partir de combustíveis fósseis, dos quais 36% são provenientes de petróleo.

O Dia Mundial da Energia foi instituído em 1949 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a implementação de fontes alternativas de obtenção de luz e, assim, reduzir o uso de energia não renovável. Segundo a agência de classificação de risco da Moody Investors Service, a América Latina dobrará seu consumo de eletricidade nos próximos vinte anos, mas grande parte dessa demanda será atendida por energias renováveis. Até 2039, espera-se que 70% da geração venha de fontes não poluentes.

Em documento divulgado no dia 11 de fevereiro, o Ministério de Minas e Energia previu que a participação da energia solar no Brasil irá quadruplicar nos próximos dez anos. A participação da energia solar deve saltar de 2%, em 2019, para 8%, em 2029. Já a participação da energia eólica passará de 9% para 16% nesse tempo.



Dentro do continente, o Chile é claramente o país que está na vanguarda, tanto no uso de energia solar quanto no apoio institucional a essa tecnologia. Dados divulgados pelo Comitê Solar do Chile indicam que 30% do consumo de eletricidade da América do Sul poderia ser fornecido usando apenas 6.000 quilômetros quadrados do deserto de Atacama.

“O Brasil está se lançando no caminho de renovar suas fontes de energia para meios renováveis e a Signify se orgulha de estar fazendo sua parte para contribuir e propiciar essa mudança com suas soluções focadas em solar”, ressaltou Sergio Costa, gerente geral da Signify no Brasil.  

Na América Latina, por meio do programa “Ilumina Sua Vida”, diferentes soluções solares foram implementadas desde 2010. Em 4 países da região – Brasil, México, Peru e Colômbia – e em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o projeto conseguiu transformar a vida das pessoas, apoiando 23 espaços comunitários e campos esportivos em áreas rurais e urbanas através do acesso a serviços de iluminação sustentável, como LED e Solar LED.

Roberto@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Claranet

Transmitindo dados que salvam vidas.

Dia do Meio Ambiente

Celebrando o “Dia do Meio Ambiente da Verdade“, pela 1.a vez.