in ,

Famílias Multiespécies

Humanos e Animais

Segundo alguns especialistas que estudam e buscam entender o vínculo entre o homem e o animal doméstico, já existe uma unidade familiar entre nossas espécies. De acordo com a Médica Veterinária, Professora e Doutora Ceres Faraco, hoje em dia já se fala no conceito de famílias multiespécies. Sim, já reconhecem essa configuração de vínculos super bem estabelecidos entre o homem e seu cão /gato. Porém, isso ainda não é difundido e muitas pessoas leigas podem acreditar que considerar um animal como membro da família é um exagero.

Diversidade de opinião é sempre algo saudável, bem como o respeito. Nem todas as pessoas que possuem um pet tem uma ligação emocional forte o suficiente para considera-lo família, mas existe uma parcela dos tutores que pensa diferente.

O mercado pet segue em crescimento mesmo durante a crise financeira do país. Isso reflete a importância que os animais têm na vida das pessoas e não é incomum encontrarmos casais jovens que optaram por não terem filhos e sim ter cães/ gatos. Essa parcela dos proprietários tratam os pets com o que existe de melhor. Gastam com creche, acessórios, saúde veterinária de alta qualidade e assim por diante. Para esses tutores, que estão em crescimento constante, perder seu companheiro de outra espécie realmente é como perder um membro da família. Eles passam pelas cinco fases do luto da mesma maneira e precisam do apoio e compreensão dos colegas de trabalho e dos chefes. O grau em envolvimento e amor estabelecido em uma relação com um animal pet não pode ser julgado por um alguém externo.

A sociedade atual esta em constante mudança social e hoje mais do que nunca precisamos entender as novas configurações familiares. Podemos até enxergar como exagero, mas temos o dever de respeitar a dor alheia. Vale lembrar que os pets nos dão amor puro e incondicional, fidelidade, companheirismo entre outros presentes valiosos que não obtemos na maioria das nossas relações familiares com humanos.

Foto: http://animalcarevets.com/category/dogs/

Autora: Dra. Fernanda Lanzelotti

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Fernanda Lanzelotti

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos.
Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Motivação_Herzberg

Teoria da Motivação de Herzberg (3).

Dislexia

Dislexia