in ,

2015 … Um Grande Ano.

Nunca antes neste país aprendemos tanto. Como somos a pátria educadora, aprendemos  economia, história , contabilidade, latim, português, direito e música clássica, tudo em 2015 … e de uma vez só.

Aprendemos lições de economia pois  ficou claro que políticas bolivarianas, somente funcionam por um período curto, em que há algum dinheiro em caixa. Esgotada a reserva, retornar-se para uma situação dramática, pois não há “almoço de graça”, e alguém pagará a conta. Se o histórico exemplo cubano, não era suficiente para este aprendizado, a escola contábil da Venezuela e da Argentina vieram agora confirmar esta verdade. Desta forma aprendemos  que recurso é algo finito, tese mais do que comprovada por uma lei científica da economia, denominada “Lei da Escassez”.

Também como consequência deste último aprendizado, (recurso é algo finito), aprendemos que recursos hídricos se esgotam, que ser seja por administração equivocada das reservas, quer seja pela falta de planejamento e visão de médio e longo prazos.

Outro grande aprendizado, é da etimologia da  palavra ”planejamento“ Originária do latim “planus”, que significa achatado, nivelado, ou esquematizado. Quanto ao sentido da palavra, “planejar” significa, conceber algo; elaborar uma planificação; descrição pormenorizada de algo; programar. Quanto a sintaxe, “planejar” é um verbo regular e transitivo direto.

Sendo regular é de fácil conjugação e execução,  pois verbos regulares são verbos que se encaixam em modelos fixos. E sendo transitivos diretos exigem um complemento, pois possuem sentido incompleto. Por exemplo, quem planeja, necessariamente planeja algo. Obrigatório portanto dizer o que planeja. Se tomarmos como exemplo a substituição de Joaquim Levy por Nelson Barbosa (ex-ministro do planejamento), o atual ministro da fazenda cometeu um equívoco linguístico pois planeja o controle fiscal, e acertar as chamadas pedaladas fiscais. Como o verbo “planejar” exige complemento, cabe a ministro ou substituir o verbo ou completar com o objeto direto, explicando como fará isto. Até porque o próprio ministro está na lista de integrantes do governo que podem ser punidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no caso da condenação pela manobra. Em resumo planejar é um verbo regular, que portanto não permite irregularidades.

Aprendemos também latim, pois a Operação Lava Jato, ensinou a todos um pouco desta língua morta e já esquecida por muitos. A expressão  “Erga Omnes”,significa  “vale para todos” e foi utilizada 14ª fase da Lava Jato, quando pessoas ilustres como os presidentes da Odebrecht e da Andrade Gutierrez, Marcelo Odebrecht e Otávio Azevedo, respectivamente, foram presos.  Já a expressão Nessun Dorma , utilizada na 19ª fase,  significa “ninguém durma” . Nessun Dorma é uma famosa ária, do último ato da ópera Turandot, criada em 1926 por Giacomo Puccini. A ária refere-se a uma ordem da princesa Turandot que determinou que ninguém deveria dormir pois contava  com ajuda da população a fim de identificar o Príncipe Misterioso que agia   por trás dos panos.

Caro leitor, convenhamos 2015 foi um ano de grande aprendizado de todas estas matérias. Veja ou reveja o inesquecível Pavarotti cantando Nessun Dorma

https://www.youtube.com/watch?v=VATmgtmR5o4

 

autor: Roberto Mangraviti

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Moto Movida a Água

Programa Sustentahabilidade Especial-Clássicos