in

7 Pecados – Racismo e Homofobia

Os 7 pecados - Homofobia e Racismo

Entender a alma das pessoas não é tarefa fácil, mas podemos afirmar de forma infalível, que não há um único ser humano no Planeta sem defeitos. Isto posto como premissa indiscutível, é lógico imaginarmos, que você que nos lê, é certamente portador de falhas, sendo talvez, avarento. E neste caso, fica “regulando” as refeições da sua família. Não? Ou o contrário … talvez padeça da gula, comendo demais e desperdiçando alimentos em detrimento de outrem?

Ou seria uma pessoa invejosa? Irada? Preguiçosa?

Levanta exageradamente tarde num Domingo, invalidando a oportunidade de reunir a família num almoço gostoso?

Ou a soberba não te permite a estas reflexões ? …afinal você sempre está com a razão.

Note que as situações hipotéticas acima relacionadas, foram pinçadas dos 7 Pecados Capitais, uma espécie de “resumo” das falhas humanas … onde não consta a “homofobia”.

Na verdade existe a “luxuria” , que pode ser encontrada em homossexuais, ou heterossexuais .

Mas raramente se vê a luxúria como bandeira hasteada a ser combatida, como se faz com a homofobia.

Talvez porque ficaria muito estranho, afinal, a homofobia está associada a conduta sexual … assim como também a luxuria… estando tudo junto e misturado no mesmo departamento, e poderia soar como “falsidade ideológica”.

E assim como a homofobia não consta na lista dos 7 Pecados, o racismo também não.

Talvez porque ele seja um “subproduto” da Inveja ou da Soberba , estes sim, pecados reconhecidos como de maior “valor”.

Os “combatentes” do racismo e da homofobia, ainda não entenderam que a “ Ira”, é o pecado plantado no solo da alma de um agressor contumaz… quer seja contra negros, gays, mulheres, vizinhos, estádios de futebol… etc etc …

E possivelmente o “homofóbico” na versão comum , pode ser um “ex-irado” em processo de recuperação, pois esconde a homofobia dentro de si, que é menos mal do que sair distribuindo sopapos mundo fora … Graças a Deus.

Assim como, o “preconceituoso” é uma versão diferente do soberbo, que se considera acima de quem quer que seja, preto ou não.

Portanto não existe no Brasil ( e no mundo, claro) , homofobia e preconceito racial.

Existem sim “pecados”, que num brilhante resumo atribuído a Paulo de Tarso, foram classificados em 7 tipos, ou falhas humanas, que devem ser combatidas dentro de cada alma, num duríssimo exercício diário.

Lembrando que o próprio Paulo, não era um “santo”, afinal partiu dele a sentença de apedrejar Estevão até morte através da lapidação.

Segundo a história, o doutor das leis, discípulo do togado Gamaliel, ordenou a execução de Estevão, pelo fato do réu ser cristão, ao invés de judeu.

Foi o pecado do “preconceito” que comandou a mente desorientada de Paulo no julgamento de Estevão?

Segundo o próprio autor da sentença, a soberba, casada com a ira, levaram-no a grande derrocada do senhor dos tribunais, que tombou diante de Cristo, redimindo-se as portas de Damasco.

A partir desse ponto, Saulo de Tarso se transforma em São Paulo, reconstruindo sua própria existência, sendo até hoje reconhecido como um pensador que parametriza a Filosofia, assim como Tommaso d’Aquino e Aurélio Agostinho de Hipona.

Portanto, homofobia e preconceito racial devem ser considerados como “subprodutos”, do exercício exacerbado dos 7 pecados capitais, males certamente maiores.

Mas inversamente, os 7 Pecados, não são apresentados com falhas graves, muito pelo contrário, são motivos de piadas e até de personagens eternizados por Chico Anysio como o avarento Gastão (“eu sou controlado”).

E outros tantos, com traços de luxúria (Haroldo), soberba ( Alberto Roberto) da qual possíveis combatentes do racismo e preconceitos se deleitaram em risos e eventualmente se “enxergaram” no brilhantismo do grande humorista.

Portanto aquele cidadão que é “ativistas de causas”, e sendo certamente portador de 1 ( ou mais) dos 7 Pecados Capitais, é somente mais um indivíduo que desconhece tantos princípios básicos de Lógica e Filosofia, que recomenda antes de tudo, reformar a si próprio antes de propor reformar o Planeta.

Texto: Roberto Mangraviti

roberto@sustentahabilidade.com

www.robertomangraviti.com.br

Colunista da ADASP-Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo; do Instituto de Engenharia; Editor do Portal SustentaHabilidade, da Coluna “SustentaHabilidade” no Jornal ABC Repórter, e apresentador do Programa SustentaHabilidade na Rede NGT (digital) e Soul TV Omni Channel (smarts Tv’s LG).

(*) Fundadores Seus fundadores foram: Ernest ArchdeaconLéon SerpolletHenri de la ValetteJules Verne e sua esposa, André MichelinAlbert de DionSantos DumontHenri Deutsch de la Meurthe e Henry de La Vaulx.[1]

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Compensação Ambiental

A “hora” das doenças

A “hora” das doenças