As plantas do seu jardim precisam de diferentes cuidados dependendo da estação do ano.
Plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera. Além disso, muitas espécies
enfeitam e colorem nosso inverno, pois florescem nesta época. Já que o inverno está se aproximando, aprenda aqui alguns cuidados que você deve ter com as suas plantas durante essa estação do ano.
1.Em temperaturas mais baixas, a evaporação da água é menor. Sendo assim, não há necessidade de manter a mesma frequência de regas do verão e a frequência deve ser reduzida pela metade. Deve-se evitar encharcar o solo. Esse cuidado também evita o desenvolvimento e a proliferação de fungos, mais comuns nessa época, que podem apodrecer as raízes.
2. O melhor horário para irrigar a grama e as plantas é de manhã, pois a água pode evaporar lentamente durante o dia, sem ficar tanto tempo
no solo, o que favorece o crescimento de pragas.
3. O inverno é a época ideal para as podas corretivas: remova os galhos secos, as partes doentes das plantas ou dê uma aparada geral naquele arbusto.
4. Há pragas mais comuns no inverno: ácaros, fungos, pulgões, grilos, lagartas e cochonilhas aparecem com frequência. Vale a aplicação de
inseticidas e fungicidas quando for o caso.
5. Aproveite para variar as espécies. Há flores que se desenvolvem muito bem no frio – e trazem mais cor ao seu jardim. Aposte em begônias, rosas, tulipas e azaleias. As orquídeas estão entre as plantas ornamentais que melhor conseguem se adaptar ao frio do Sul do país, com especial atenção aos gêneros cymbidium e phalaenopsis. O ideal para que essas flores cresçam e floresçam é colocá-las perto de janelas, em lugar ventilado, mas protegido do sol.
6. As adubações são recomendadas apenas para as plantas que se desenvolvem e florescem no inverno.
7. A limpeza do gramado deve começar com a retirada das ervas daninhas, de preferência manualmente, para que sejam extirpadas as raízes. Depois disso, a grama pode ser aparada.
Na aeração do gramado, após o corte, é recomendável recolher o excesso de aparas, pois durante o inverno é preciso garantir a aeração e a
luminosidade.
8. Nesse período o vento é mais gelado e intenso. Além de agredir as folhas, ele pode derrubar os vasos, arrancar folhas e quebrar galhos. Uma dica para preservar o jardim é criar barreiras naturais contra os ventos. Colocar as plantas mais resistentes e altas na parte externa do jardim enquanto que as menores e frágeis podem permanecer no centro. Plantas como buxinhos, casuarias e arbustos, por exemplo, são recomendadas para essa tarefa de proteção.
Outra opção que pode, inclusive, contribuir para a decoração do jardim é colocar bambus em volta para controlar mais o vento.
Se o jardim fica na varanda de um apartamento, provavelmente serão necessárias proteções de vidro na varanda pra impedir o excesso de ventos que já são intensos nesses ambientes para além do inverno.
Texto: Karen P. Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br
Referências
https://www.cec.com.br/dicas-jardinagem-jardim-e-flores-no-inverno?id=284
https://tudosobreplantas.blogs.sapo.pt/2390.html
Figuras
https://pt.dreamstime.com/videiras-de-poda-do-homem-no-inverno-image111942090
https://www.tripping.com/owners/winter-garden-maintenance-10-tips-for-vacation-rental-owners
https://runtedrun.com/how-often-to-water-garden/
Outros textos da autora:
Seu tipo sanguíneo pode aumentar sua probabilidade de pegar a “diarréia do viajante”