in ,

Seu tipo sanguíneo pode aumentar sua probabilidade de pegar a “diarréia do viajante”

Escherichia Coli

De acordo com um estudo publicado na Science, uma cepa de Escherichia coli (imagem de capa gerada por computador) que causa diarréia severa pode se ligar mais facilmente a células intestinais em pessoas com sangue tipo A, uma descoberta que sugere uma vacina em potencial.

Escherichia coli tem um tipo e não é bonito. Uma cepa de E. coli causadora de doenças secreta uma proteína que cola nas moléculas de açúcar que decoram células sanguíneas do tipo A, mas não nas células do tipo B ou O. Essas moléculas de açúcar também decoram as células que revestem os intestinos de pessoas com sangue tipo A e parecem fornecer uma alça para a bactéria se prender antes de injetar suas toxinas causadoras de diarréia, relatam pesquisadores em 17 de maio no Journal of Clinical Investigation.

Havia indícios de que o tipo sanguíneo estava ligado à gravidade da infecção por E. coli. Mas falta uma conexão clara até agora, diz uma equipe liderada por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis.

Os colaboradores da Universidade Johns Hopkins deram água contendo uma cepa de E. coli isolada de uma pessoa em Bangladesh com diarréia grave para 106 voluntários saudáveis. Em cinco dias, 81% dos voluntários do tipo A ou AB desenvolveram diarreia moderada a grave, em comparação com aproximadamente metade das pessoas com tipos de sangue O ou B. (Todos receberam antibióticos para limpar a bactéria).

Esta descoberta sugere que uma vacina visando a proteína bacteriana – que é encontrada em muitas cepas de E. coli – poderia ser eficaz. Isso poderia ajudar não só os viajantes, mas também as crianças no mundo em desenvolvimento, onde as infecções repetidas estão ligadas à desnutrição e ao atraso no crescimento. A E. coli não é o único micróbio que pode causar diarréia grave, porém, fazer uma boa higiene – lavar as mãos e purificar a água – ainda é a melhor defesa.

 

Referência e figura:

Your blood type might make you more likely to get traveler’s diarrhea

Texto: Karen P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros textos da autora:

Manter o aquecimento global a 1,5˚C ajuda a maioria das espécies a sobreviver

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

Praias Sujas

Poluição das praias e mares: o lixo plástico

Circo Portugal

Circo Portugal, a solidariedade e amor pelas crianças.