in ,

Alimentos que parecem veganos, mas não são.

Ser vegano não parece ser algo fácil. As pessoas com esse estilo de vida eliminam o consumo de qualquer alimento que tenha origem animal. Existem vários alimentos que, em um primeiro olhar, parecem não ter relação com animais, mas não é bem assim. A seguir, trazemos alguns alimentos que parecem veganos, mas não são.

1 – Queijo de soja

Isso não pode ser verdade, certo? Na verdade, pode. Não podemos explicar a decisão de alguns fabricantes para adicionar caseína (proteína do leite) a um produto com maior probabilidade de ser comprado por veganos, mas acontece. O bom é sempre verificar o rótulo antes de comprar.

2 – Gelatina

A gelatina, que parece tão inocente, na verdade geralmente é composta por ossos e outras partes menos nobres de bovinos. Então, nada de gelatina.

3 – Amendoim

A menos que você mesmo retire os amendoins da casca, evite-os. Algumas marcas adicionam gelatina aos grãos.

4 – Batata chips

Muitas batatas chips, especialmente as de sabor churrasco, contém gordura de frango.

5 – Açúcar

O açúcar branco obtém sua cor a partir de um processo de refino que muitas vezes envolve o uso de carvão animal (produzido a partir de ossos de animais), ou seja, mesmo que ele não seja diretamente um produto de origem animal, não é vegano. Alguns fabricantes de açúcar possuem certificados veganos. Também, você pode simplesmente optar pelo xarope de bordo ou néctar de agave como adoçante.

6 – Misturas prontas para bolo

Você pode até pensar que as misturas prontas para bolo estão livres – até porque, você compra a mistura seca e depois pode acrescentar outros ingredientes “molhados” que substituam o leite ou os ovos. Porém, muitas dessas misturas contém açúcar, derivados do leite e até mesmo banha.

7 – Margarina

Embora muitas margarinas sejam feitas com óleo vegetal em vez de produtos lácteos, elas também podem conter gelatina, caseína (proteína do leite) e soro de leite.

8 – Suco de laranja

Pois é! Parece que todo o derivado da mãe natureza tem segredinhos hoje em dia. Na verdade, os sucos de laranja são enriquecidos por algumas marcas com o Ômega 3 (derivado do peixe).

9 – Cerveja e/ou Vinho

Muitas cervejarias e adegas usam uma membrana que vem das bexigas de peixes tropicais para filtrar as suas bebidas. Portanto, antes de fazer uma compra, verifique a internet para garantir que a marca é vegan.

Autor: Christian Reis Westphal

contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Fanatismo por legendas e afetos exacerbados

Gestação em Cadelas