Atualmente, o termo “sustentabilidade” tem sido bastante utilizado. Mas você realmente sabe o que isso significa? Sabe como contribuir com a sustentabilidade? Vale a pena se atentar a este conceito, pois a sustentabilidade está entre as grandes preocupações sobre o destino da Terra e das comunidades ecológicas que a ocupam1.
A palavra sustentável significa “que se pode sustentar, defender, que tem condições para se manter ou conservar”4. Uma atividade sustentável é aquela que pode ser continuada ou repetida em um futuro previsível (no que é conhecido até o momento). As atividades humanas geraram a preocupação com ações nitidamente insustentáveis de sobre-exploração, como a retirada de peixe do mar mais rápido do que a capacidade de repor os cardumes perdidos. Além disso, culturas agrícolas ou florestas não podem mais serem exploradas de forma a deteriorar a qualidade do solo e tornar os recursos hídricos inadequados, assim como, não podemos manter a diversidade da natureza se continuarmos a provocar a extinção de espécies1.
Em 1991, três importantes organizações mundiais, World Conservation Union, United Nations Environment Programme e World Wide Fund for Nature publicaram “Cuidando da Terra: uma estratégia para a existência sustentável”1, em inglês “Caring for the earth: A strategy for sustainable living”. O documento apresenta uma nova estratégia para o desenvolvimento sustentável, com base em tudo o que foi aprendido nos últimos anos sobre a complexidade dos problemas ambientais e mostra como, em longo alcance, são as ações e os objetivos necessários para combater tais problemas3.
Nos últimos tempos, a ênfase sobre a sustentabilidade mudou de uma perspectiva ecológica para outra que considera condições econômicas e sociais que influenciam essa atividade1. Um exemplo é demonstrado no setor empresarial e industrial. Recentemente, entrou em vigor um sistema que visa estimular as empresas a reduzirem seus impactos negativos sobre o meio ambiente e melhorar a utilização de recursos. O Sistema Brasileiro de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos foi desenvolvido pela Carbon Trust e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O sistema medirá a pegada de carbono e de água das indústrias, ou seja, quanto dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa associados foram lançados na atmosfera para produzir um determinado produto ou matéria-prima, e o volume de água usado no processo. Essa certificação, que será emitida pela ABNT, atuaria como um diferencial competitivo a mais para as empresas poderem utilizar na hora que estiverem tentando fechar contratos de venda2;5.
Vale destacar que, no contexto da sustentabilidade, de acordo com os autores Townsend, Begon e Harper (2010) do livro “Fundamentos em Ecologia”:
“A sustentabilidade das atividades humanas e o tamanho e a distribuição da população são preocupações cada vez mais frequentes do público em geral e dos políticos que o representam. Contudo, para alcançar a sustentabilidade ou até mesmo para aproximar-se dela, é necessário mais do que vontade – é necessária a compreensão ecológica, cuidadosamente adquirida e, mais ainda, aplicada”1.
Vejamos agora 10 atitudes sustentáveis que estão ao seu alcance:
- Economizar água
- Economizar e reciclar papel, podendo utilizá-lo como rascunho
- Economizar energia elétrica, não deixando lâmpadas acesas sem necessidade
- Reciclar o lixo
- Não jogar lixo no chão.
- Evitar o uso de sacolas plásticas, embrulhos e produtos que possuem muita embalagem. É possível, por exemplo, optar por sacolas ecológicas ou ecobags
- Adotar a horta doméstica, cultivando hortaliças como salsinha, coentro, cebolinha, entre outros
- Não desperdiçar alimentos, comprando e cozinhando somente o que será consumido
- Substituir o carro pela bicicleta ou uma caminhada em curtas distâncias
- Ensinar as crianças sobre a importância com os cuidados à natureza.
Deste modo, não só contribuímos com a conservação do ambiente em que vivemos, mas também geramos economia para o nosso bolso.
Referências:
1Townsend, C. R.; Begon, M; Harper, J. L. (2010). Fundamentos em Ecologia. 3º edição. Editora Artmed, pág 438-439.
2http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/empresas-brasileiras-agora-contam-com-uma-pegada-de-peso
3https://books.google.com.br/books/about/Caring_for_the_earth.html?id=Q8vUTQx5dAQC&redir_esc=y
4https://dicionariodoaurelio.com/sustentável
5http://www.abnt.org.br/imprensa/releases/4632-novo-selo-ambiental-indicara-a-pegada-de-carbono-e-agua-de-produtos
Figuras:
- http://www.superbom.com.br/blog/ensine-na-pratica-a-sustentabilidade-aos-seus-filhos/
- http://www.cec.com.br/dicas-sustentabilidade-consumo-consciente?id=237
Autora: Karen P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br