Os produtos orgânicos, vistos como uma “tendência”, pedem passagem nos ambientes de negócios.
Quando queremos analisar mercados e tendências, os EUA por serem muito estruturados, é o nosso balizamento, mesmo que depois de algum tempo esta “trend” não se transforme em realidade nos países em desenvolvimento.
Mas para os produtos orgânicos, em razão do Brasil ser um país agrícola e com muita agricultura familiar, pode-se esperar este viés na curva de negócios.
“Segundo dados do governo americano, a importação de milho orgânico dobrou em 2016, saindo de 300 mil toneladas para 600 mil e preço do produto caiu 30%”.
Conforme dados da Isto É, “ Já a compra de soja importada cresceu de pouco mais de 300 mil toneladas para quase 400 mil, sendo que o preço do grão ficou 20% menor. “Esse movimento está relacionado com estratégias da indústria de proteínas” que tem utilizado produtos orgânicos como ração para aves e bovinos, atraindo consumidores antenados.
Vale destacar que o mercado americano é relativamente estável, e o crescimento da área de alimentação em geral, é inferior a 1% a.a, mas para os orgânicos o crescimento em 2016 atingiu 10%, ou seja uma enormidade para um mercado gigante.
É bem possível que a conscientização das crianças em muitos mercados e as bandeiras ecológicas leve o mercado para uma “revolução dos grãos”.
Foto: Leonardo Rocha-Embrapa
Arte – Isto É
Texto: Roberto Mangraviti
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