in ,

O uso dos Alimentos orgânicos intercede na nossa saúde? Mitos e Verdades!

“Orgânico” é um termo de rotulagem que indica que o alimento é produzido de acordo m normas específicas que vetam o uso de quaisquer agroquímicos e que está certificado por uma agência devidamente constituída.

Os meios de comunicação têm divulgado as vantagens da alimentação baseada em produtos orgânicos, o que vem contribuindo para aumentar o número de consumidores destes alimentos. O preço dos alimentos orgânicos é considerado um fator limitante para o consumo dos mesmos, como pode ser observado por meio da totalidade das pesquisas nacionais e internacionais sobre o consumo destes alimentos.

Uma das maiores preocupações dos consumidores com relação ao uso de agrotóxicos na agricultura é o conhecimento do grau de contaminação, a ponto de saber se os alimentos estão contaminados com resíduos tóxicos, que possam comprometer a saúde. A legislação brasileira previu normas que visam a regulamentação do uso de defensivos na agricultura, mas, salvo em alguns estados que dispõem de fiscalização efetiva, a obediência às leis ainda esbarra em questões sócio-culturais peculiares de cada região.

Em pesquisas foram avaliados em analises o teor de minerais de alimentos no período de dois anos. As frutas (maçãs e pêras), batata e milho foram selecionados entre amostras de alimentos convencionais e orgânicos, considerando-se variedades e tamanhos similares. Os resultados revelaram que nos alimentos orgânicos, as concentrações foram superiores para os seguintes minerais: cálcio (63%), ferro (59%), magnésio (138%), fósforo (91%), potássio (125%), zinco (72,5%), sódio (159%) e selênio (390%). Inversamente, foi verificado menor conteúdo de alumínio (40%), chumbo (29%) e mercúrio (25%).

Deste modo, este estudo sugere que existem diferenças significativas, quando se estabelece a comparação entre a composição dos alimentos orgânicos e convencionais, no que diz respeito a nutrientes e contaminantes minerais.

Portanto, de acordo com os resultados de algumas pesquisas já realizadas, os alimentos genuinamente orgânicos contêm menores níveis ou, simplesmente, não apresentam resíduos de pesticidas, quando comparados aos alimentos convencionais.

Os dados sugerem que os consumidores, que buscam reduzir sua exposição aos resíduos de pesticidas, podem optar pela aquisição de alimentos orgânicos.

Fonte: Alimentos orgânicos: qualidade nutritiva e segurança do alimento, Borguini et al.

Neusa J P Unger
Nutricionista

O que você acha?

Escrito por Neusa Unger

Nutricionista Clínica/Lactário. Especialista na área hospitalar e orientadora nutricional para adultos, crianças e terapia nutricional enteral.

Lançamento do e-book SustentaHabilidade II

Programa SustentaHabilidade , Ao Vivo, com Socorro Lira