Autonomamente, os veículos controlados podem muitas vezes ter uma má reputação. Então, se você precisa ser convencido sobre as habilidades inacreditáveis desta tecnologia, veja este vídeo de um piloto inconsciente sendo salvo pelo sistema de computador do piloto automático do seu jato.
O vídeo mostra um arizona da Guarda Aérea Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos a bordo de um avião F-16 de combate em formação, executando uma manobra sobre o sudoeste dos Estados Unidos no mês de maio deste ano
Como a Aviation Week relata, o aluno piloto do F-16 começou a puxar para cima o jato, a fim de executar um looping, mas foi forçado a uma perda induzida pela força G de consciência no meio da manobra. A uma altitude de 5.180 metros, o jato em seguida, começou a cair de nariz em um ângulo de 55 graus. Em poucos segundos, ele caiu para apenas 2.670 metros.
No ponto mais rápido da descida, o jato estava viajando a 1.210 quilômetros por hora – apenas marginalmente inferior a velocidades supersônicas.
Assim como o destino do piloto parecia condenado, o sistema automático anticolisão da aeronave entrou em ação, fazendo com que o jato voltasse para a vertical e recuperasse o controle, visto no vídeo torno da marca dos 0:32 segundos. Esta é a quarta vez que esta tecnologia salva um piloto. Assista todo o drama no vídeo abaixo.
Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br