in

A tecnologia automática de jatos salvando um piloto inconsciente

Autonomamente, os veículos controlados podem muitas vezes ter uma má reputação. Então, se você precisa ser convencido sobre as habilidades inacreditáveis ​​desta tecnologia, veja este vídeo de um piloto inconsciente sendo salvo pelo sistema de computador do piloto automático do seu jato.

O vídeo mostra um arizona da Guarda Aérea Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos a bordo de um avião F-16 de combate em formação, executando uma manobra sobre o sudoeste dos Estados Unidos no mês de maio deste ano

Como a Aviation Week relata, o aluno piloto do F-16 começou a puxar para cima o jato, a fim de executar um looping, mas foi forçado a uma perda induzida pela força G de consciência no meio da manobra. A uma altitude de 5.180 metros, o jato em seguida, começou a cair de nariz em um ângulo de 55 graus. Em poucos segundos, ele caiu para apenas 2.670 metros.

No ponto mais rápido da descida, o jato estava viajando a 1.210 quilômetros por hora – apenas marginalmente inferior a velocidades supersônicas.

Assim como o destino do piloto parecia condenado, o sistema automático anticolisão da aeronave entrou em ação, fazendo com que o jato voltasse para a vertical e recuperasse o controle, visto no vídeo torno da marca dos 0:32 segundos. Esta é a quarta vez que esta tecnologia salva um piloto. Assista todo o drama no vídeo abaixo.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

RS … calamidade pública ou de um governo?

Luto