in ,

O pré-sal e o modelo 3D

Pré-Sal

O modelo 3D ( descarbonização, descentralização e digitalização), é o caminho da jornada humana no Planeta, mas estaria o Brasil apto para esta realidade ? E o pré-sal  neste contexto?

Vale destacar que a substituição do “dinossauro líquido”, também chamado de petróleo, por energia limpa, ganha velocidade em todo mundo, de forma mais ágil que o Brasil.

Até os países árabes (ricos no ouro negro) utilizam veículos elétricos, além de China e EUA investirem drasticamente em energia solar, e alguns países em rodovias onde somente veículos movidos a gás natural podem circular.

Em vista desta realidade como fica o pré-sal nesta dinâmica ? Em ótima posição, segundo, Adriano Pires, diretor  do Centro Brasileiro  de Infraestrutura.  Pois segundo o especialista, “ potencial de arrecadação de royalties com pré-sal será de R$ 6 trilhões até 2054, e estima-se que a produção de petróleo( hoje 2,5 milhões barris dia) , subirá para 4 milhões em 2021 e 6 milhões em 2030. E os investimentos comprometidos pelas empresas em exploração e produção de óleo e gás natural nos leilões de 2016 a 2019 chegarão  a R$ 1,5 trilhão. “.

Sendo assim, uma imensa janela de oportunidades se apresenta, porém somente exequível nos próximos 20 anos, para uma transformação energética e social. Esta é a última oportunidade para a nossa geração, segundo,  Pires.

Caberia somente a Petrobras, estas decisões, ou existem interesses que transcendem o mercado da petrolífera, ligados ao futuro do Brasil no campo da energia ?

Com a palavra, Jair Bolsonaro e seu ministério …

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Imagem: Petrobrás

Outros Textos do Autor

Unir os Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente?

 

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Jornada Antes da Porteira - Agricultor

TV BeeAgro – Jornada do Agricultor Antes da Porteira

Atitudes Sustentáveis…você sabe o que significa sustentabilidade?