Pesquisadores dizem ter encontrado um estranho estado de transição na água líquida. Os resultados foram publicados no International Journal of Nanotechnology, e as pesquisas foram lideradas por Laura Maestro, da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Em suas experiências, os cientistas descobriram que quando a água era aquecida entre 40 e 60 °C, ela atingia uma temperatura cruzada e alternava entre dois estados líquidos diferentes.
Suas várias propriedades mostram suas temperaturas de cruzamento diferentes. A condutividade térmica foi de 64 °C, o índice de refração (como a luz viaja através dele) foi de 50 °C, a tensão superficial foi de 57 °C e a condutividade elétrica foi de 53 °C.
“A existência desses dois estados na água líquida tem um papel importante nos sistemas nanométricos e biológicos”, escreveram os pesquisadores em seu artigo.
A água, naturalmente, tem três estados da matéria entre 0 e 100 °C – sólido, líquido, e gás. Quanto maior a temperatura, mais energéticas são as moléculas e, portanto, mais caóticas se encontram.
“No estudo recente, os pesquisadores mediram várias propriedades físicas reveladoras da água a temperaturas entre 0 °C e 100 °C, em condições atmosféricas normais (ou seja, a água estava em estado líquido).
Surpreendentemente, eles encontraram uma torção nas propriedades como a tensão superficial da água e seu índice de refração (uma medida de como a luz viaja através dela) em torno de 50 °C.
Exatamente o porquê disso ocorrer, não está muito claro ainda, mas já mostra ainda que há muitos aspectos da água que ainda não entendemos.
Texto: Cristian Reis Westphal(Canal Ciência e Astronomia)
contato@sustentahabilidade.com.br