Definir o que é “vida” ainda é uma tarefa árdua para biólogos e estudiosos da área, mas sabemos que todos os seres vivos possuem características em comum, como: metabolismo, crescimento, reação e hereditariedade, mas principalmente possuem a água presente em sua composição!
Os primeiros seres vivos no nosso planeta surgiram a cerca de 3,5 bilhões de anos nos chamados oceanos primitivos. E nestes oceanos, formados a partir das primeiras chuvas de vapor de água da atmosfera primitiva, os primeiros seres formados por apenas uma célula deram origem a todos os outros seres vivos que habitam a Terra.
Todo este processo de surgimento e evolução da vida terrestre só foi e é possível graças à água.
A água é uma substância química abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos. Atualmente a água está presente em mais de 70% da superfície do planeta Terra, formando ecossistemas aquáticos, infiltrada nos solos e na vegetação de ecossistemas terrestres, formando as nuvens de nossa atmosfera e formando o corpo de microrganismos, vegetais e animais.
Todas as reações químicas do metabolismo, ou seja, todas as funções básicas que mantém um organismo em funcionamento ocorrem em ambiente líquido. Por isso, os seres vivos precisam ser constituídos de água. As águas-vivas são formadas por 98% de água, já os seres humanos possuem em média 70% de seu corpo formado por água.
Fonte: Renato Andrada http://slideplayer.com.br/slide/4200562/
E, além disso, muitos animais e vegetais vivem na água ou precisam dela para se reproduzir. Por exemplo, nós seres humanos vivemos na água no útero materno, onde o ambiente aquoso favorece o desenvolvimento e protege o bebê contra choques mecânicos.
Fonte: http://aventurasmaternas.com.br/2015/08/04/a-importancia-do-liquido-amniotico/
Sem a água também não podemos conceber a cultura humana, formas de moradia, qualidade de vida, saúde e alimentação.
Em 2010, a água foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um direito universal. Tendo o ser humano o direito ao acesso à água potável e ao saneamento, assim como o dever de manipular com precaução e racionalidade este recurso natural, garantindo a preservação da biodiversidade e promovendo a visão de mundo com a água para a vida e para todos os seres vivos.
Referências
AMABIS, J.M. & MARTHO, G.R. 2010. Biologia: Biologia das células. v.1, 3ª edição, Editora Moderna, São Paulo.
Declaração Universal dos Direitos da Água <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Meio-Ambiente/declaracao-universal-dos-direitos-da-agua.html>
Ministério do Meio Ambiente. Água, Meio Ambiente e Vida <http://www.mma.gov.br/port/cgmi/nossoamb/agua/agua/ndx04.html>
Organização das Nações Unidas no Brasil. A ONU e a água <https://nacoesunidas.org/acao/agua/>
Autora: Laís Nunes