in ,

Como funcionam as roupas com proteção solar

Estamos presenciando um dos verões mais quentes das últimas décadas. Com as altas temperaturas, é comum que muitos de nós vão à praia, curtir o mar e talvez até pegar uma cor. Mesmo que as pessoas respeitem o horário de exposição ao sol (antes das dez da manhã e após às quatro da tarde) e que usem protetor solar, é possível que saiamos da praia no final do dia queimados, principalmente na região dos ombros. É aí que entram as roupas com proteção solar.

As roupas com proteção solar foram criadas na Austrália, em meados dos anos 90. A ideia na época foi criar um tecido inteligente que pudesse bloquear os raios solares, de modo a proteger as pessoas da região, que tem a pele muito clara e, devido também a isso, sofriam com o câncer de pele.

Talvez por serem pais da ideia, é da Austrália que vem a quantificação dos fatores de proteção das roupas, mais precisamente da ARPANSA (Agência Australiana de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear). Segundo Daniela Palharine, coordenadora de produtos profissionais da fábrica nacional Cedro Têxtil (em entrevista fornecida à UOL, em 23 de janeiro de 2015), as roupas com FPU entre 15 e 20 bloqueiam até 95,9% da radiação ultravioleta. As roupas com FPU 40 ou mais bloqueiam até 97,5%. É importante ressaltar que o uso da roupa não isenta o uso de protetor solar nas áreas descobertas.

Dependendo do tecido, o processo de beneficiamento para adquirir a proteção contra raios solares é diferente. No caso de tecidos de algodão, é necessário um banho químico após a tinturaria. Esse banho acrescenta ao tecido um aditivo fotoprotetor. Já para os tecidos sintéticos, que são os feitos com poliéster ou poliamida, por exemplo, há uma mudança nos fios que compõem o tecido. Para adquirirem a função protetora, o tecido é feito com fios à base de dióxido de titânio.

 

Autor: Cristian Reis Westpahl
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Afinal, quando o Brasil será administrado por gente normal?

Mobilidade Urbana – A solução através da Tecnologia