in ,

Cuidando dos dentes do seu pet

A saúde começa pela boca. Essa sentença tão popular se aplica aos nossos pets, já que eles  também podem ter dor de dente.

Para muitas pessoas a ideia de escovar os dentes de um cão ou gato parece absurda,  mas é tudo uma questão de adaptação e de novos hábitos.

Assim como nos humanos, primeiro nascem os “dentes de leite” (decíduos ) e por volta dos 5 ou 6 meses, essa dentição é trocada  surgindo os dentes permanentes. Os cães possuem 42 dentes permanentes e os gatos 30. Para preservamos os dentes saudáveis é importante iniciar a escovação desde filhotes, pois nessa fase é mais fácil condicionar os animais ao processo de higienização dentária. Existem escovas e pastas de dente próprias que são encontradas  facilmente em pet shops. O ideal é que a escovação seja feita diariamente, ou no máximo a cada 48 horas, pois esse é o tempo de instalação de placas bacterianas nos dentes.

Os sinais mais comuns de que seu animal está com doença periodontal  dá-se nas seguintes situações : quando observa-se  a halitose (mal cheiro na boca), na  presença de tártaro (placas bacterianas), relutância em comer ração seca, ou ainda no surgimento de salivação e sangramento na gengiva.  Nesses casos o tratamento é a limpeza e polimento odontológico. A escovação não resolve o problema nesse estágio e pode causar dor. O ideal é procurar um médico veterinário para avaliar a boca, que deverá realizar exames de sangue e outros que julgar necessário para segurança durante a anestesia e procedimento de limpeza/ polimento.  Solucionadas estas situações, o proprietário deve iniciar a escovação para prevenir a fixação de novas placas bacterianas.

Em casos extremos da doença dentária, pode ocorrer fratura de mandíbula, infecções oftalmológicas e na pior das hipóteses, as bactérias da boca podem atingir a corrente sanguínea e se instalar no rim/fígado ou coração.

Portanto, tudo isso pode ser evitado de investirmos um tempinho do nosso dia para escovar os dentes dos nossos animais.  A prevenção é tudo, sempre!

Autora: Fernanda Lanzelotti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Fernanda Lanzelotti

Médica Veterinária graduada na Unesp - Botucatu. Pós-Graduada em Acupuntura Veterinária e em clínica médica e cirúrgica de Felinos.
Os atendimentos são realizados no cunsultório da Clínica Veterinária Spécialité -Uberlândia -Mg

Tobasa_Roberto Mangraviti com Eduardo Donni

Tobasa e o Babaçu : tecnologia, sustentabilidade e ações sociais.

Herbicidas

Herbicidas e impasse na agricultura