in , ,

Desperdício de energia … uma doença nacional.

O Brasil, segundo estudos de especialistas, desperdiçou cerca de 60 mil GWh de energia no ano de 2015, esse volume é equivalente a 13% do consumo nacional.

A falta de cultura nas empresas, para uma avaliação detalhada de consumo, ainda se mostra como uma barreira a ser transposta. Em geral entende-se que esta “análise”deveria ser gratuita, para em seguida o prestador de serviço, oferecer as soluções a serem implementadas para obtenção da redução.

Em geral, pode-se considerar que os ganhos em climatização ( pois o ar condicionado é um grande vilão no consumo) pode-se chegar até 50% de redução. Quanto ao consumo decorrente de iluminação, é possível atingir redução de até 60%, caso as lâmpadas utilizadas sejam antiquadas. Naturalmente, que para se obter redução de consumo, faz-se necessário investimento, contudo, segundo o especialista Marcel Haratz, o prazo do retorno do investimento em climatização, varia de 26 e 72 meses. E em iluminação, de 18 a 42 meses, tempo considerado muito alto pelos empresários, desprezando assim um conceito básico, onde “custo” é algo sem retorno. Vale ainda destacar que muitas empresas de instalação, possuem parcerias com a indústria de lâmpadas, que financiam grande parte do investimento. Vale conferir!

Desperdício de energia1

 

Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Construção concluída do sucessor do Telescópio Hubble

Lições de um gênio