A diabetes insulino dependente é uma das doenças endócrinas mais atendidas em consultórios veterinários principalmente devido ao aumento da obesidade e da expectativa de vida dos animais.
A diabetes canina ou felina ocorre devido a uma insuficiência na produção de insulina pelas células do pâncreas. Sem esse hormônio o a glicose não consegue penetrar nas células e fica acumulada na corrente sanguínea gerando diversas complicações. Os principais sinais clínicos observados são: perda de peso, aumento da ingestão de água, maior frequência de micção e aumento do apetite. Se esses sinais persistirem é possível que o animal desenvolva catarata e fique cedo permanentemente.
O diagnóstico é feito através da mensuração da glicemia em jejum, análise da urina, exames de sangue e ultrassonografia abdominal.
O tratamento consiste na aplicação insulina injetávela cada 12 horas. Existem diversos tipos de insulina no mercado e a escolha irá depender de cada caso, espécie e estágio da doença.
É importante que o tutor tenha consciência que diabetes é uma doença tratável, porém não tem cura, o seu pet será dependente de insulina sempre e será necessário retornos frequentes ao veterinário a fim de fazer os reajustes de dosagem e acompanhamento.
A dieta é um dos pontos principais do tratamento. Existem no mercado diversas marcas que produzem rações específicas para diabéticos, o que facilita muito o manejo. Se o pet for obeso é necessário o emagrecimento lento e deve-se instituir uma rotina de exercícios de acordo com a faixa etária e condições físicas do animal. O comprometimento do tutor é fundamental sempre, mas nessa doença especifica é o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso do tratamento. É necessário precisão nas aplicações, estabelecimento de horários, armazenamento correto e mensurações de glicemia diárias.
A diabetes é uma doença que se bem controlada pode não interferir na longevidade dos nossos amigos peludos, o importante é fazer o correto manejo e acompanhamento. Dessa for podemos garantir qualidade de vida sem sofrimento para eles.
Autora: Fernanda Lanzelotti