in ,

Fórum Mundial da Água versus um péssimo exemplo da Sabesp

Fórum Mundial da Água

A crise hídrica 2014/15 ensinou, e muito, a empresários e consumidores economizarem água em quase todo Brasil.

E por incrível que pareça, os únicos que nada aprenderam, foram os órgãos governamentais ligados a produção, distribuição deste bem tão precioso, especialmente em São Paulo.

Segundo notícia de 02.03.18 do jornal  O Estado de São Paulo, “se a população reduzir muito o consumo (de água), e isso tiver efeito negativo nas receitas da Sabesp, a conta de água vai subir além da correção pela inflação. “

Em suma, se o caixa da Sabesp (empresa de saneamento básico do Estado de São Paulo), apresentar problemas para atender as despesas operacionais, porque o consumo está gradativamente sendo reduzido pelo esforço da população, a sociedade será punida.

Pois  se houver desequilíbrio financeiro, não caberá a concessionária o compromisso de baixar as despesas, mas simplesmente repassar ao consumidor colaborador, o ônus da ineficiência operacional.

Vale lembrar que a ONU- Organizações das Nações Unidas, tem alertado que a demanda de água no Planeta, nos próximos 15 anos, será 40% superior a oferta.

Pior ainda, é que os paulistanos na crise de 2013 estavam consumindo 118,3 litros por pessoa, sendo que a ONU considera 110 litros como suficientes.

Já os fluminenses, consumiram por dia 253,1 litros de água, comprovando a falta de educação sustentável das duas maiores cidades do país.

Justamente no mês que celebramos o Dia Mundial da Água (22 de março) e que Brasília abrigará a  oitava edição do Fórum Mundial da Água, que conta com 7,5 mil inscrições confirmadas. E entre os inscritos estarão presentes personalidades de 150 países , como Estados Unidos, Etiópia, Israel, Itália, Japão, México e Turquia, o maior estado da Federação ( São Paulo) contribui com o pior exemplo possível.

Enquanto isso, o dinheiro do consumidor  está sendo tragado  com propagandas enganosas nas rádios da capital paulistana, onde a Sabesp vangloria-se de ter contornado a crise hídrica e ainda está “ajudando” Estados vizinhos a economizar água.

Enfim, estamos diante do Fórum Mundial da Água versus um péssimo exemplo da Sabesp.

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

Outros Textos do Autor:

Queimadas 2017

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

animais mal tratados

Lei Paulista proíbe a tulela de animais por pessoa que comete maus tratos

Fim da Resessão - Recontruir a Nação

Fim da Recessão. Agora temos que reconstruir a Nação.