in ,

Mariner 4 e a revolução na Exploração Espacial

A Mariner 4 foi a quarta de uma série de naves espaciais usadas para a exploração planetária em modo de aproximação em voo, tendo feito a primeira aproximação bem sucedida ao planeta Marte, enviando as primeiras fotografias da superfície marciana.

Foi a missão responsável por capturar as primeiras imagens de um outro planeta enviadas do espaço. A Mariner quatro foi projetada para conduzir observações científicas detalhadas de Marte e transmitir estas observações à Terra.

A espaçonave norte americana Mariner quatro, com 260 quilogramas, passou a 9920 quilômetros da superfície de Marte e retornou com 22 fotos tiradas de sua superfície mostrando que ela possui muitas crateras. Seus detectores confirmaram que a fina atmosfera de Marte era composta de dióxido de carbono e tinha uma pressão entre 5 – 10 milibar.

Autor: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Mônica Iozzi … o que é lícito nas redes sociais e a “outra” Mônica.

Programa Cultura Indígena – O Choque Cultural – Capítulo 5