“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.” definiu de forma brilhante Peter Drucker. Conhecer o consumidor sempre foi um grande desafio a ser vencido, e as campanhas publicitárias sempre tiveram papel fundamental para aproximar o produto ao cliente, gerando o impulso pela compra.
Sendo assim as campanhas eram (e ainda são) veiculadas através das mídias tradicionais, e portanto desenvolvidas para estes segmentos, especialmente as TV’s. Contudo a televisão não mais possuí a influência na comunicação de outros tempos, especialmente para o público jovem e obrigatoriamente outras formas de marketing ganham espaço e importância na divulgação de produtos.
Sendo assim, as marcas estão cada vez mais envolvidas em “construir espaços” para interagir com o cliente, com obrigação de gerar conteúdo de valor sócio-cultural.
Uma das mais brilhantes ações do gênero, tendo o “marketing content” ou marketing de conteúdo como exemplo, foi patrocinada por uma empresa de telefonia móvel na Trafalgar Square, em Londres. A canção “Hey Jude”, da banda britânica The Beatles, o grupo que alçou o pop ao status de arte, através da música, produção de vídeo clips, desenho animados e outras formas de comunicação, foi cantada num imenso karokêe no centro da capital do Reino Unido. Boa música, gente de bem com a vida cantando a pleno pulmões e um convívio social deslumbrante, são os temperos em vídeo, para propagar um produto, fora da televisão.
Este tipo de ação, apesar de feita uma única vez, fica muito mais tempo na cabeça do consumidor e é tema obrigatório das conversas informais dos bares e cafés da cidade. Curta “Hey Jude” renovada quase 50 anos após seu lançamento … agora como um “jingle”
Foto: Filme Anthology – The Beatles
Video: T-Mobile Sing-along Trafalgar Square (extended version) – youtube
Autor: Roberto Mangraviti