in ,

Novo método ajuda astrônomos a detectarem exoplanetas ao redor de estrelas distantes

Uma equipe internacional de astrônomos conseguiu uma imagem direta de vários objetos que orbitam estrelas maiores que o nosso Sol. Os objetos orbitam longe de suas estrelas hospedeiras e podem ser ou planetas ou estrelas pequenas, mas o fato de serem sidos vistos diretamente, sugere uma nova abordagem para encontrar exoplanetas de longa órbita.

Em um artigo, publicado no Astrophysical Journal, a equipe olhou para companheiros distantes de seis estrelas de massa intermediária. Eles descobriram que três estrelas, Gamma Hya, HD 5608 e HD 109272, têm companheiras estelares, que foram fotografadas diretamente. Os acompanhantes têm 61%, 10% e 28% da massa do Sol, respectivamente. Esses objetos estão localizados mais longe do que Netuno e da nossa estrela.

As outras três estrelas também têm companheiras, mas são demasiadamente fracas para serem vistas com a tecnologia atual. Estimativas dos pesquisadores sugerem que iota Dra, 18 de Del, e HD 14067 tem potenciais exoplanetas com massa entre 30 e 60 vezes a massa de Júpiter.

Exploplaneta1

Para olhar os objetos em torno das estrelas, os pesquisadores começaram usando um método bem conhecido chamado de método de velocidade radial. Eles olharam para as oscilações nas estrelas geradas pelo efeito gravitacional causado pelos planetas que a orbitam. A forma e intensidade das oscilações mudam dependendo de quão perto e quão grande se encontra a distância do planeta.

Objetos próximos geram uma oscilação de onda, mas se o companheiro se encontra a uma distância maior de 1,5 bilhões de quilômetros de sua estrela, a oscilação se parece mais com um aumento linear. A equipe teve que provar que esta tendência linear ocorreu devido a um objeto distante, então eles observaram os objetos candidatos com o telescópio Subaru no Havaí.

Até agora, temos confirmado a existência de mais de 3.500 exoplanetas, e cada nova descoberta nos permite refinar nossas teorias de formação planetária, obtendo uma ideia melhor de como a Terra surgiu.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Assertividade

Um ET baixou por aqui …