in ,

Santuário do Caraça: destino turístico para todos os gostos

Santuário do Caraça

Santuário do Caraça: destino turístico para todos os gostos

Além de oferecer a possibilidade de imersão na natureza e uma verdadeira viagem gastronômica, o Santuário do Caraça, destino turístico localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, em Minas Gerais, sedia diversos eventos que promovem múltiplas experiências ao público.  Os eventos religiosos, como a Semana Santa, as apresentações do tradicional Órgão do Padre Boavida, caminhadas, trekkings, aulas a céu aberto e iniciativas gastronômicas são atrações à parte para os turistas que visitam o local.

Pablo Azevedo, gerente geral do Santuário do Caraça, dá um spoiler de alguns dos eventos que serão realizados no segundo semestre deste ano. “Nós preparamos muitas surpresas, com iniciativas para todos os gostos. A nossa tradicional Festa Junina que neste ano será Julina, pois acontecerá no dia 15 de julho, está confirmada com as deliciosas comidas típicas.  Vamos ter também, em setembro, um evento com assados em fogo de chão. E em novembro, o tão aguardado Festival de Vinhos e Queijos, no qual será lançada a nova carta de vinho do Santuário do Caraça”, adianta­.

Sobre o Santuário do Caraça

Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual, o Santuário do Caraça foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), o hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres. Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O clima tem baixas temperaturas e elevada umidade do ar, comuns em ambientes de mata.

O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.

Para aproveitar

O visitante pode aproveitar a passagem pelo destino turístico para conhecer a Biblioteca, hoje instalada no prédio onde funcionava o célebre Colégio, que hoje abriga também o Museu, o Arquivo e um Centro de Convenções

O museu, montado a partir de mobiliário e artefatos diversos de uso diário, pertencentes ao próprio Caraça e com algumas peças remanescentes de séculos passados, constitui um interessante lugar de visitação, diariamente procurado pelos hóspedes e visitantes, através de percursos guiados pelos monitores ou por conta própria, com taxa de visitação de R$ 5.

Outro ponto interessante é que o Santuário do Caraça é a primeira igreja neogótica do Brasil, construída sem mão-de-obra escrava e toda com material regional: pedra-sabão (retirada de perto da Cascatona), mármore (das proximidades de Mariana e Itabirito, Gandarela) e quartzito (da região do Caraça e vizinhanças), unidas com produtos de base de cal, pó de pedra e óleo. Vale a pena a visita.

Santuário do Caraça

Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Luciane de Lima

Brasileira conquista 2 pódios durante Jogos Mundiais para Transplantados.

Encontro de Lideranças Franca 2030

Roberto Mangraviti no Encontro de Lideranças Franca 2030