Cuidar da saúde ingerindo produtos naturais, sem agrotóxicos, é a pedida. E nada melhor do que preparar a nossa salada com o alface fresquinho, salsinha ou manjericão colhidos da nossa própria horta.
Além de ser uma atividade relaxante, não é necessário habilidades, grandes espaços tampouco investimento. Bastam uma garrafa pet cortada, um pequeno vaso ou floreira. Servem também : baldes velhos ou até mesmo aqueles potes de sorvete que acabam indo para lixo, tudo trasnformado com carinho e simplicidade que darão um toque especial na decoração da sua casa.
Dicas de Montagem
1) Preferencialmente, o local precisa ter a maior insolação possível e água disponível.
2) Algumas espécies são mais adequadas a climas frios ou quentes, secos ou úmidos.
3) A terra deve ser rica em nutrientes e não pode ser encharcada. A composição ideal é para cada duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e uma
parte de humos, atingindo até a borda do vaso.
4) A partir da escolha da espécie, considere que a mesma possui um ciclo próprio de vida.
5) Os vasos precisam ter furos, e devem ser escolhidos considerando o tamanho da planta em fase adulta. Algumas plantas até podem ser cultivadas num mesmo vaso, como os temperos: manjericão, orégano, salsinha, cebolinha.
6.) Independente da espécie escolhida, mantenha sempre um 1/3 de brita ou pó de brita na base do vaso, para que a água possa ser drenada.
Aqui vai uma receita, para você curtir a sua primeira colheita :
Suco Verde de Couve ( 2 copos )
– Três folhas de Couve Manteiga
– 1/2 xícara salsinha
– 1 fatia grande de manga.
– Dois copo de água
Preparação: Bata tudo no liquidificador, passe pela peneirinha para coar, acrescente gelo e … saúde!