in ,

O Povo na TV-Polêmicas na Telinha

Wilton Tupinambá Franco, fluminense de Santo Antonio de Pádua, quando se perfilou entre os fundadores do SBT, canal 4 de São Paulo, em 19 de agosto de 1981, já contabilizava mais de vinte e cinco anos ininterruptos de importantes trabalhos no Rádio e na Televisão Brasileira (como na TV Excelsior-Os Adoráveis Trapalhões, na TV Rio-Noites Cariocas, na TV Globo- Moacyr TV e na TV Tupi-Programa Flávio Cavalcante)

Mesmo nos anos finais da TV Tupi, Wilton dirigiu o audacioso Programa Aqui e Agora (entre 1978 e 1980), um misto de Jornalismo com Programa de Auditório , onde vários apresentadores se destacavam :Fernando Leite Mendes, Carlos Rosemberg e Ana Davis.

Em 1980 , Aqui e Agora muda de emissora, passando a ser exibido pela TVS, canal 11 do Rio de Janeiro e retransmitido pela TV Record, canal 7 de São Paulo. Nascia então, O Povo na TV, que fazendo jus ao próprio título e a obrigatoriedade de ser feito ao vivo era o canal imediato de expressão dos problemas mais variados do povo. E os jornalistas que representavam, além da emissora de Silvio Santos, também veículos da imprensa escrita (jornais e revistas), interagiam, debatiam, protestavam, polemizavam frente aos dramas cotidianos de um pais em séria crise sócio-política-econômica.

Quando da concessão do Canal 4, para finalmente a TVS chegar a São Paulo, na sua integralidade, em agosto de 1981, O Povo na TV está programado desde este primeiro dia e durante longas quatro horas e meia, ao vivo, no ar, já com novos apresentadores Sergio Mallandro, Cristina Rocha, Roberto Jefferson, Jose Cunha e eventualmente Wagner Montes. E sempre sob a batuta experiente e inovadora de Wilton Franco, que impreterivelmente, as seis da tarde, rezava a prece da Ave Maria, resgatando uma tradição do rádio brasileiro (como faziam, em décadas passadas Julio Louzada no Rio de Janeiro e Pedro Geraldo Costa em São Paulo)

O tempo passa, a audiência do O Povo na TV cresce e as polemicas, mais ainda. A morte de um bebe, ao vivo, no palco em 1982, em razão da omissão de socorro dos poderes públicos da área da Saúde e o caso do “vidente “ Lemgruber, em 1983, preso por charlatanismo e curandeirismo, juntamente com Wilton Franco, após a participação neste Programa, precipitaram o fim do mesmo, no ano seguinte, já premiado com um Troféu Imprensa e amado e odiado pela critica e pelo público.

Mas a influencia do O Povo na TV, passados mais de trinta anos de seu fim continua. Programas como Aqui Agora (1991), Cadeia Nacional (1992) e 190 Urgente (1996) e mesmo os atuais programas policiais vespertinos guardam a influencia de um dos mais marcantes programas da TV do Brasil, criado pelo notável e inesquecível Diretor, Produtor e Apresentador Wilton Franco (1930-2012).

Foto: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/um-ano-apos-estreia-sbt-ameacava-globo-com-programas-popularescos-5543

Autor: Fabio Rejaili Siqueira
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Fabio Rejaili Siqueira

Bacharel em Direito, Bacharel em Ciências Sociais e e pesquisador da história da televisão brasileira. É um dos fundadores do Jornal São Paulo em História.

Bactérias avisam seu cérebro quando você já comeu o suficiente

Impacto das Hidrelétricas