in ,

Construção concluída do sucessor do Telescópio Hubble

E é com muita alegria que escrevo que após vários anos de atraso e vários bilhões de dólares investidos acima do orçamento proposto, os componentes de James Webb Space Telescope da NASA (JWST) estão finalmente completos. E olha que demorou.

O enorme espelho primário do telescópio espacial, o maior já construído, foi revelado ontem na NASA Goddard Space Flight Center, em Maryland. Com seus 18 espelhos hexagonais banhados a ouro e medindo 6,5 metros de diâmetro, ele será 100 vezes mais poderoso do que o Telescópio Espacial Hubble, quando for lançado em 2018.

“Após a conclusão, o James Webb será o maior e mais complexo observatório espacial que qualquer pessoa no planeta Terra já construiu”, relatou o administrador da Nasa, Charlie Bolden em um comunicado.

“Ele vai mexer com a imaginação e os sonhos de milhões que se atrevem a olhar para o céu com admiração.”

Quando for lançado em outubro de 2018, o JWST será posicionado para além da órbita da Lua em uma região de estabilidade gravitacional chamado de ponto de Lagrange 2, ou L2. A partir daí, ele vai ter uma visão desobstruída e gloriosa do cosmos, revelando vistas deslumbrantes sobre o universo.

Apesar de ser anunciado como o sucessor do Hubble, ele se torna um pouco diferente, já que ele irá observar comprimentos de onda na banda do infravermelho, em vez de ser no espectro visível como o Hubble. Mas seu tamanho irá permitir observar galáxias maiores, estrelas, e até mesmo exoplanetas que antes não tínhamos muitos detalhes.
Sua capacidade de captar o infravermelho lhe permitirá observar através da poeira cósmica em galáxias e sistemas planetários. Seus 18 espelhos irão trabalhar juntos para capturar esses pontos de vista.

Texto: Cristian Reis Westphal
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Cristian Reis Westphal

Estudante de Engenharia Química. Desde 2009 lidera o projeto Ciência e Astronomia, que compartilha informações nas áreas da ciência e astronomia. Trabalha com divulgação científica em escolas e disponibiliza telescópios para observações em praças.

Programa Cultura Indígena – A “TV Mulher” da Aldeia – Capítulo 16

Desperdício de energia … uma doença nacional.