Dentre os répteis, os jabutis são os mais populares como animais de estimação. São animais silvestres que atualmente podem ser adquiridos de criadouros legalizados pelo IBAMA. Pertencem a ordem Chelonia, apresentam o corpo protegido por uma estrutura óssea formada pelas vértebras e costelas revestidas por placas córneas, chamada de carapaça onde quando se sente ameaçado protege a cabeça, patas e cauda.
As duas espécies encontradas no Brasil são o jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria), com escamas de cor avermelhada na cabeça e patas, é o mais comum podendo ser encontrado de norte a sul do Brasil e o jabuti- tinga (Chelonoidis denticulata), com pigmentos de cor amarelada na cabeça e patas, sendo encontrados no norte, nordeste e centro-oeste do País.
São exclusivamente terrestres, de hábitos diurnos e apesar de nos referirmos a estes animais como “lentos”, percorrem alguns quilômetros facilmente.
Animais onívoros se alimentam de frutos, raízes, insetos, verduras, legumes e é necrófago facultativo. Necessitam diversificar a alimentação para um desenvolvimento saudável, caso contrário teremos sérios problemas de desenvolvimento de casco, problemas ósseos muitas vezes com danos irreversíveis e causando dores e dificuldade de locomoção.
Uma dieta saudável deve ser composta de vegetais de preferência por folhas escuras (couve, chicória, espinafre e em menor frequência o alface), legumes (cenoura, beterraba, pepino, tomate) e frutas (banana, mamão, maçã, uva, pêssego, abacate) entre outros, diversificando diariamente o que é oferecido. Uma vez por semana é importante incorporar uma proteína como ovo cozido (com casca), ração para jabutis, insetos como tenébrios, minhocas etc.
Não esquecer de deixar a água à vontade, esta é uma das maiores falhas dos tutores, em uma vasilha grande porém, não funda (cerca de uns 7cm), às vezes eles gostam de se refrescar nela.
Cuidado pois se os animais ficam em um espaço com areia e pedras, na falta de alimentos eles poderão ingerir estes itens, podendo ocasionar problemas digestivos necessitando de uma intervenção cirúrgica, além disso se você possui outros animais como cães e gatos, as fezes destes animais devem ser recolhidas, caso contrário poderão ser atrativos para seu jabuti.
Como todo réptil é um animal ectotérmico, ou seja, necessita da temperatura ambiente para equilibrar sua temperatura corporal, logo em épocas frias do ano ele reduz significativamente a alimentação, conforme há o aumento da temperatura seu metabolismo aumenta e seu apetite também.
Lembre-se que a chave para o desenvolvimento saudável de seu animal está na diversificação dos alimentos, desta forma terão acesso a diferentes fontes, de vitaminas, minerais e proteínas e você terá um companheiro saudável por muitos anos.
Texto: Adriana Petrocelli
contato@sustentahabilidade.com.br
Outros Textos da Autora:
Fontes:
Cubas, Z. et al, Tratado de animais selvagens , vol I, Editora Roca, São Paulo, 2014
Jerozolimski, Adriano et al, Ecologia de populações silvestres dos jabutis Geochelone denticulata e G. carbonaria (Cryptodira: Testudinidae) no território da aldeia de A’Ukre, TI Kayapó, sul do Pará (2005) – Dissertação pós doutorado, Universidade de São Paulo, 2005
http://www.tartarugas.avph.com.br
Imagens: Adriana Petrocelli