in ,

Como o plástico está prejudicando recifes de corais?

Plásticos no Mar

Plástico no mar não é legal para a vida marinha. Você provavelmente já ouviu falar que sacos e embalagens podem matar aves marinas, tartarugas, enquanto artigos de pesca podem ficar enrolados em baleias.

Outro protagonista dos oceanos são os recifes de corais, e eles também estão em perigo. Entre 2011 e 2014, uma equipe de pesquisadores analisaram a saúde de 159 recifes perto de Myanmar, Tailândia, Indonésia e Austrália.

Dentre os 159 recifes, existiam mais de 124.000 corais. Além de estudar a condição de saúde, os pesquisadores também verificaram se eles encontravam peças de plásticos maiores que 0.5 centímetros. E adivinhe só, eles encontraram vários corais com plásticos. Os corais sem plástico tiveram apenas 4% de chances de estar doentes, mas a presença de plástico aumentou o risco para 89%. Essas doenças são, por exemplo, erosão esquelética (sim, corais tem esqueleto), esbranquiçamento, escurecimentos, ou seja, tudo o que pode matar um coral. A equipe não demonstrou que o plástico provoca nenhuma dessas doenças, mas eles apontam para possíveis mecanismos.

O lixo plástico pode transportar agentes patogênicos e os detritos podem ferir corais, provocando infecção. E se os detritos plásticos bloqueiam a luz solar, isso poderia levar a condições de baixo oxigênio que promovam o crescimento de bactérias causadoras de doenças.

Isso tudo é motivo de preocupação, uma vez que os recifes de corais são a base de todo um ecossistema marinho.

Eles são habitados por uma grande variedade de peixes, crustáceos, equinodermos e muitos outros invertebrados.

Eles as vezes são chamados de “florestas tropicais do mar” e mantêm uma variedade enorme de espécies.

Se você reduzir a quantidade de plástico que usa no seu dia-a-dia, você pode ajudar a minimizar os impactos nesses tão importantes protagonistas dos ecossistemas.

 

Texto: Karen P Castillioni
contato@sustentahabilidade.com.br

 

Outros Textos da Autora:

Seu cachorro pode estar te manipulando

 

Referência

http://www.sciencemag.org/news/2018/01/plastic-trash-making-coral-reefs-sick

Figura

https://www.7sky.life/sys/wp-content/uploads/4ocean.jpg

O que você acha?

Escrito por Karen P Castillioni

Bióloga com Mestrado em Botânica pela UNESP.Desenvolvedora de estudos ligados à ecologia, conservação, sustentabilidade e impactos das alterações climáticas.

O capital

Melhora ou estagnação?

Empório Mata Atlântica

Empório Mata Atlântica com picolés de Uvaia e Juçara.