in ,

Indígenas protetores naturais.

Os índios são protetores naturais das florestas.

Sem as Reservas Indígenas, a devastação seria 22 vezes maior, no Brasil.

Os dados são do World Resource Institute.

Com atuação no país desde 2006, o WRI Brasil trabalha com abordagem própria para transformar aspirações e grandes ideias em resultados concretos, garantindo qualidade de vida e um ambiente saudável para a atual e as futuras gerações.

O trabalho do instituto concentra-se em três áreas estratégicas: Cidades Sustentáveis, Clima e Florestas.

O Brasil tem vasto potencial para desenvolver uma bioeconomia forte com base nos produtos de sua biodiversidade, tanto os derivados da madeira como os de outras origens.

Atualmente, a economia florestal já é responsável por 1% do PIB nacional, e há espaço e tecnologia para crescer.

As emissões provenientes do desmatamento representaram 65% do total das emissões brasileiras de GEE entre 1990 e 2014.

A NDC brasileira estabelece como metas acabar com o desmatamento ilegal e restaurar e reflorestas 12 milhões de hectares.

Além disso, o Brasil assumiu o compromisso de recuperar a vegetação nativa, promover o reflorestamento em larga escala, recuperar áreas degradadas e adotar práticas de agricultura de baixo carbono em 22 milhões de hectares até 2030.

O WRI Brasil promove o planejamento inteligente do uso e ocupação do solo brasileiro, articula e desenvolve estratégias para conciliar o desafio de produzir alimentos, fibras e combustíveis e, ao mesmo tempo, conservar a biodiversidade e manter os serviços ambientais fundamentais para o bem-estar humano.

Exemplos desse trabalho são o apoio à elaboração do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa e a articulação que resultou na participação do Brasil no Desafio de Bonn e na Iniciativa 20×20, com a meta de restaurar 20 milhões de hectares de áreas degradadas na América Latina e no Caribe até 2020.

http://www.wri.org/

 

Foto de Capa: Índia TíKuna Weena Miguel

Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

 

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Cortes de verbas… riscos do Brasil nos observatórios de astronomia

Vamos ao Teatro

Acontece em São Paulo