Ainda inédito, o filme “O Negro no Futebol Brasileiro”, com trilha sonora do Mestre Robson Miguel, será lançado em junho próximo, em todos cinemas do país.
O Programa SustentaHabilidade, com Exclusividade em todo Brasil, entrevistou este artista de renome internacional, que abordou o conteúdo do filme, baseado no livro homônimo de Mário Filho.
Trazidos como escravos da África a partir dos idos de 1600, os negros começam a ingressar com maior profundidade na sociedade brasileira por intermédio do futebol.
Através da integração de raças, incluindo os índios, o futebol foi desenvolvendo características estéticas, a começar pelo drible, que nasceu da proibição de tocar na pele do branco… e assim o negro trouxe, acidentalmente, a emoção que popularizou o esporte.
Nosso entrevistado destacou que, as partidas ocorriam sempre em dias e horários com menor possibilidades de chuvas, e os lenços se espalhavam pelas plateias em dias quentes, que eram “torcidos” especialmente pelas mulheres, diante da tensão dos possíveis choques físicos entre brancos e negros, nascendo assim a expressão “torcida”.
Com depoimentos exclusivos de personagens lendários, como Romário, Adriano Imperador, Dadá Maravilha, chegando até o Rei Pelé, certamente o filme será um verdadeiro “pontapé inicial” para Copa do Mundo 2018, na Rússia.
Assista esta entrevista Exclusiva com Mestre Robson Miguel, sobre o filme inédito “O Negro no Futebol Brasileiro” de LC Barreto Produções, produzido por Paula Barreto, com direção de Gustavo Acioli, e curta aqui o trailer e as músicas apresentadas.