in ,

Mais um Zoo fechado… ainda bem!

Agora é o de Buenos Aires. A capital argentina anunciou o fechamento do zoológico, criado em 1875.

O prefeito da cidade, Horacio Rodríguez Larreta , justificou dizendo “ Acreditamos que não dá mais para termos animais neste estado”. Desta forma, devido ao estado das instalações, o local se tornará um eco parque que promoverá a educação ambiental. Parabéns ! Nos parece que parques zoológicos no modelo tradicional, por mais que estimulem o estudo de zootécnica ( como o de São Paulo), se não apresentarem condições mínimas de segurança, para os animais e visitantes, devem ser fechados.

Talvez este modelo de “negócio” esteja ultrapassado. Antigamente ver um leão enclausurado, não gerava insatisfação ao visitante. A realidade hoje é outra. Causa muito desconforto ver uma “fera enjaulada” e tristonha num canto da sua cela. Até porque os vídeos, do Youtube à TV, com closes de todos os ângulos possíveis, nos permite ver uma realidade do habitat, muito mais interessante e emocionante, do que um leão desdentado e mal tratado ao relento.
Parques que estimulem o estudo acadêmico com uma nova perspectiva de negócio, que gere renda para financiar pesquisas, mas que gerem conforto aos animais e visitantes (nesta ordem), é a nova tendência.

Foto: http://www.depasseiopor.com/2016/06/zoologico-de-buenos-aires.html

Autor: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br

O que você acha?

Escrito por Roberto Mangraviti

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Prêmio Benchmarking Junior

Bahia recuperando a Mata Atlântica.