in ,

Programa Cultura Indígena – A verdadeira história de João Ramalho – Capítulo 20

Quando o militar Martin Afonso de Souza, partiu de Lisboa em 03 de dezembro de 1530, ou seja 3 décadas após a “descoberta” de Cabral, vinha com a missão de expulsar os intrusos franceses, e para tal percorreu toda a costa até o Rio da Prata .

Contudo o primeiro Governador Geral do Brasil, contou com o auxílio do português João Ramalho que já se encontrava em terra brasilis, pois houvera naufragado, na região de São Vicente, antes mesmo da sua fundação.

Quando Martin Afonso de Souza em 21 de janeiro de 1532 , efetivamente funda São Vicente, organizando-a no plantio de cana e administração, recebe a contribuição de João Ramalho que em seguida, em 08 de abril de 1553, funda Santo André da Borda do Campo.

A expressão “borda do campo” foi decorrente da efetiva borda do planalto que mais tarde abrigaria a metrópole de São Paulo.

Em todos estes episódios históricos, o português João Ramalho, foi o elo de ligação dos portugueses com a cultura indígena, pois abraçara o “estilo de vida” nativo, não por ser um degradado ou de comportamento lascivo, como alguns livros de história o classificam, mas porque aceita com naturalidade uma nova visão de mudo, praticada pelas nações indígenas.

Assista este novo Capítulo do Programa Cultura Indígena, com conteúdo único e exclusivo, que conta a História como ela é … e saiba MUITO MAIS sobre João Ramalho … somente aqui no Portal SustentaHabilidade.

O que você acha?

Nova super imagem do Planeta Terra visto de Marte

“Estradas Elétricas” darão adeus aos postos de recarga.