Os inseticidas biológicos combatendo a Dengue, Zika e Chikungunya, compõe o novo arsenal de defesa da nossa saúde no Brasil.
Num pais onde a saúde pública, nem sempre é levada a sério, cabe muitas vezes ao cidadão cuidar de si próprio e da sua família.
E para isto, apresentamos em nosso último Programa SustentaHabilidade o DengueTech, desenvolvido por uma empresa encubada no Cietec – Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, ancorado na USP, que permite ao cidadão colocar uma pastilha pequenina nos pontos “conhecidos” como propulsor destas doenças, como suportes de plantas e locais em que empoçam água.
Mostramos ao vivo em nosso programa, larvas do Aedes aegypti , ou mosquito da dengue como é popularmente conhecido, sendo atacado pelo inseticida num recipiente com água.
O conteúdo que divulgamos, como de hábito, é pouco conhecido do público em geral, e chega a assustar de certa forma, pois uma geladeira frost free, que possui uma bandeja para recolher água do degelo, é um EXCELENTE local para proliferação de larvas do Aedes aegypti .
Mais ainda, os filtros elétricos de água potável, também são verdadeiros “hotéis 5 estrelas” para as larvas proliferarem,assim como recipientes dos nossos cães… e por aí vai.
Para este colunista, e talvez para grande parte da população, estas notícias são novidades e portanto preocupantes, pois diferentemente do que se imagina, as larvas tem se tornado resistentes até em áreas geladas, como nos polos.
Sendo assim, o próximo verão nos países tropicais, deverá mostrar uma dura realidade da saúde pública, especialmente no Brasil.
Texto: Roberto Mangraviti
contato@sustentahabilidade.com.br
Outros Textos do Autor