No último artigo falamos da prevenção do uso de drogas nas Empresas, ou seja para o público adulto. Hoje focaremos especificamente da prevenção na adolescência.
Cresce cada vez mais a preocupação dos pais com o uso de drogas e álcool na adolescência, devido às crianças hoje serem mais independentes e com isso amadurecerem mais rápido, fazendo suas próprias escolhas.
Neste cenário, surge a questão, como prevenir para que o meu filho não use drogas? Como agir nesta situação? São estas as mais frequentemente perguntas que nos fazem, a maioria dos pais de adolescentes.
Vamos citar aqui algumas dicas de como lidar com o adolescente no intuito da prevenção:
. Confiança
É muito importante a confiança estabelecida com o adolescente através de conversas sinceras, e não palavras assustadoras, pois sobressaltando nossos jovens com histórias exageradas ou irreais, gera desconfiança e perda da credibilidade. A forma corretar é apresentar aquilo que foi pesquisado com dados reais, amparado em fontes seguras da medicina/psiquiatria, com o consequente efeitos colaterais do uso de drogas. Se conhecer algum caso de alguém que teve experiências ruins com drogas, deve ser apresentado como parâmetro, compartilhando o fato com serenidade, para que sintam que você está passando uma informação com segurança.
. Autoestima
É importante que o adolescente esteja sempre com a sua autoestima positiva, pois na adolescência, devido as várias transformações, tanto ao nível físico como emocional, surge certa insegurança o que pode provocar baixa estima.
Adolescente com autoestima positiva são menos propensos a experimentar drogas, ou novas experiências “desconhecidas”, pois sentem-se mais seguros e responsáveis em suas ações. É importante que os pais o elogiem nas suas ações, pois sentir-se-ão observados e que a família se “importa” com eles.
. Atividades
Muitas vezes os adolescentes buscam a droga por se sentirem entediados, e procuram algo “diferente” para fazer. Portanto é fundamental para os país, descobrirem o que seus filhos gostam, e “participar” na opção, referendando socialmente a escolha. Atividades como aprender musica, praticas de esportes, frequentar com regularidade teatros/cinemas, são opções muito indicadas, para suprir a ociosidade.
. Amigos
Os adolescentes são propensos a usarem as drogas em turma, portanto é fundamental conhecer seus amigos. Observar o comportamento do grupo, e onde fica o “point” de encontro da turma e as atividades envolvidas, poderão antecipar e evitar possíveis más influências, e que possam incentivá-los a uso de drogas.
. Diálogos
Não se deve discutir sobre drogas com filhos adolescentes, acusando-os ou agindo como suspeitos. Isso só vai levá-los a ficarem na defensiva, e “passar recibo” que os pais não confiam neles. Deixe-os saber que você está agindo por preocupação e não por suspeita. Isso vai fazê-los confiar nos pais, reagindo de forma mais aberta sobre seus sentimentos e quaisquer outros assuntos que estejam sentindo.
Sabemos que a motivação para o uso de drogas provem de vários fatores, e um fator de proteção isolado não é garantia de que um indivíduo, não abusará de substâncias psicoativas.••.
dependenciaquimica@sustentahabilidade.com.br