Através de vídeos que circulam nas redes sociais (Facebook, WhatsApp), nos surpreendemos com uma nova forma de ingestão do tóxico: a aplicação de LSD diretamente no globo ocular.
Na verdade trata-se de uma técnica detectada na Espanha em 2010 que ganhou adeptos por ter um custo menor e por agilizar os efeitos alucinógenos.
De acordo com a Fundación para el Estudio, Prevención y Asistencia a las Drogodependencias (FEPAD) de Valencia, o consumo de LSD (doce ou bala como é conhecida na gíria) por via oral, que levaria em média 40 minutos para produzir efeito passa a 15 minutos com essa técnica. Além disso, a quantidade necessária da substância também é menor.
A droga LSD é aplicada entre a membrana que recobre a parte externa do globo ocular e a parte interna da pálpebra com a ajuda de um minúsculo pedaço de papel, dissolvendo-se e chegando rapidamente à corrente sanguínea e consequentemente ao Sistema Nervoso Central. Neste trâmite não há o processamento da substância pelo fígado como acontece na ingestão oral, por isso a aceleração dos efeitos.
Segundo portal de notícias G1 Globo.com, especialistas alertam que essa é uma prática muito perigosa, que pode causar danos permanentes aos olhos, inclusive a cegueira.
A DROGA LSD
O LSD (dietilamida do ácido lisérgico) é uma droga sintética que provoca distorções do funcionamento normal do cérebro causando alucinações, delírios, altera a percepção e leva à perda de controle sem que haja modulação da atividade cerebral (estimulação ou depressão). É considerada a mais potente droga alucinógena. Milésimas doses podem produzir efeitos com duração de 4 a 12 horas.
Pode ainda causar um efeito a longo prazo chamado ‘flashback’ que é o retorno dos sintomas mentais da droga como se a estivesse consumindo, porém, sem usá-la. Isso pode causar sérios acidentes pois tais efeitos podem surgir em qualquer ocasião.
É sempre bom frisar que os efeitos sempre irão variar de acordo com a pessoa, doses utilizadas, estado emocional do usuário e também do ambiente em que se dá a experiência.
Infelizmente, quando se trata de novidade, os jovens são os mais suscetíveis na ‘cadeia alimentar’ do tráfico. Tudo favorece: o grupo de amigos, as baladas, a curiosidade, a necessidade de pertencimento, a busca pelo próprio mundo e tantas outras justificativas.
Cabe aos pais, profissionais, educadores e jovens: o conhecimento.
Outros Textos das Autoras
http://sustentahabilidade.com.br/o-mundo-das-drogas/
Texto: Veronica Salete Martins e Maria Cristina Lopes
contato@sustentahabilidade.com.br
Saiba mais:
Documentário – A Descoberta do LSD – youtube
Fundação para um Mundo Sem Drogas – www.mundosemdrogas.org.br
– A verdade sobre LSD – Uma Breve História
Portas reabertas para o LSD – Pesquisa acadêmica para cura de problemas de saúde, como a depressão
http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2012/06/portas-reabertas-para-o-lsd.html
Excelente artigo!!!